Pesquisar

terça-feira, 17 de junho de 2025

Flor de Colônia

 Flor de Colônia

A planta flor de colônia é utilizada de forma gastronômica e medicinal, possuindo um sabor suave de gengibre, podendo ser utilizada em variados pratos. Além de ser explorada no meio medicinal, possuindo a fama de possuir efeitos calmantes e ansiolíticos. Alpinia zerumbet é da família das Zingiberáceas, mesma do gengibre e do cardamomo, nativa no leste asiático e ilhas do Pacífico. A referida planta é também conhecida no meio medicinal como Falso-Cardamomo, Gengibre-concha e Azucena-de-porcelana, o qual costuma cerca de fôrma utilizada no que condiz ao ornamental, sendo consumidas pelas abelhas que apreciam suas flores.

Ao que se refere a medicina popular é muito utilizada em forma da infusão das folhas e flores, para assim promover um relaxamento e ajudar a combater o estresse do dia a dia e também a insônia, possuindo uma ligação ao que tange as vivências negativas criadas por uma rotina agitada, considerando que funciona como um sedativo suave. Além de estar relacionado a questões sentimentais e emocionais, a referida planta também possui uma forma de auxílio na saúde física, podendo ajudar a reduzir a pressão arterial, muito utilizada por pessoas com hipertensão. Também é utilizada como um meio anti-inflamatório.




Na culinária, está entrando em abrangência não somente a questão do gosto ou textura de se apresentar, mas também ao que tange a forma de auxílio que a Flor de Colônia pode trazer ao ser ingerida em formato de alimento, considerando que traz uma maior digestão através dos rizomas possuindo uma ação diurético, sendo também utilizadas em bebidas. A planta Flor de Colonia poderá ser utilizada através de preparos de xarope, possibilitando o auxílio em problemas inflamatórios. A planta pode ser acompanhada na forma de banhos, auxiliando em questões emocionais, considerando que por algumas doutrinas a flor é uma planta sagrada do Orixá Oxalá, podendo ser usada em trabalhos de defumações.

Lívia de Obaluaê




Nenhum comentário:

Postar um comentário