Pesquisar

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Figueira

Figueira

Existem mais de 1000 espécies de Figueira em todo o mundo, espécies do gênero Ficus. No Brasil há mais de 80, sendo que a metade está na floresta amazônica. Porém, irei falar sobre as Figueiras mais comuns, Figueira Mata-pau, Figueira Brava, Figueira Branca (também conhecidas como Gameleiras). As Figueiras, que também chamamos de Gameleiras, são muito conhecidas por seu poder místico e também temos associações errôneas como associações como árvore do Diabo entre outros. Vou falar sobre essa árvore e sua importância religiosa desde a época de Jesus Cristo e Buda e seu poder de cura.


Algumas espécies, como a Mata-pau, são hemiepífitas, isto é, vivem parte da vida em outras plantas e parte da vida no solo retirando seus nutrientes. São plantas que conseguem se alojar em quase todo lugar como, por exemplo, em um cimento ou telhado. Isso ocorre por serem Zoocórica, ou seja, suas sementes são dispersas por animais. Seus frutos nascem de dentro de sua flor que é uma pequena bolinha verde e alimentam morcegos, macacos, pássaros, entre outros animais.

Na bíblia, existem várias citações da Figueira, aproximadamente 50 vezes, e nos evangelhos de Lucas e Mateus encontramos a ilustração de Jesus da passagem do tempo e profetizando utilizando brotos de Figueira. Temos, da mesma maneira, no culto africano, essa associação com o tempo, considerando a Figueira com o senhor do Tempo, também conhecida como IROKO, sendo a árvore chamada tal como o Orixá africano Iroko. Jesus, ainda, usa a Figueira como espaço sagrado de paz, prosperidade e segurança, desassimilando assim qualquer tipo de associação da Figueira com demônios ou algo do tipo. Temos, ainda, a Figueira como uma das três árvores do jardim do Éden. A arca de Noé teria sido construída com madeira de Figueira. Foi com folhas de Figueira que Adão encobriu “seu nu”. Além disso, temos o figo, seu fruto, muito utilizado para as ilustrações de Jesus e para os Judeus, segundo o Torá, é um dos sete alimentos sagrados. 

Mantendo a figura de um homem sentado embaixo da figueira, como uma profetização de paz e prosperidade, passemos a observar a Figueira para os Budistas. Buda alcançou a revelação e iluminação embaixo de uma Figueira, ficando essa espécie conhecida por Fícus Religiosa e por essa razão tornou-se árvore venerada. Ambas as doutrinas, budista e afro, trazem a imagem de um homem sentado embaixo da Figueira, Figueira esta onde os Yorubás acreditam estar o Axé, onde os Orixás chegam do Orum, que é o reino de Olorum, ou seja o reino de Deus.

Com base nessa introdução, voltemos a atenção para a Figueira dentro da Umbanda, árvore também conhecida como árvore de Exu. Se a cultura Yorubá acredita que é o caminho dos Orixás(divindades) ao reino de Olorum(Deus), temos o mensageiro que é Exu, e o guardião dos portais divinos, também Exu, temos ainda a árvore associada ao Orixá do Tempo e também a Oxalá que é o senhor do contato entre Orixás e Olorum e à Exu o contato entre os humanos e Orixás. Podemos concluir que embaixo de uma Figueira podemos entrar em contato com os Exus que levarão nossa mensagem aos Orixás que levarão por sua vez a Oxalá(Jesus) que assim chegará em Olorum(Deus), tornando, assim, a árvore um grande contato espiritual e místico.


A Figueira, com toda sua importância para a Umbanda e religiões com influência afro, traz seus poderes medicinais. Suas folhas são utilizadas para curas fortes e também podem auxiliar no tratamento da asma, bronquite e outras doenças respiratórias. Os princípios ativos da figueira incluem açúcares, glicose, sacarose, proteínas, sais minerais, vitaminas, dentre outros. A figueira possui propriedades de tônico, cicatrizante, emoliente, calmante e laxante suave.

As folhas de figo possuem grandes quantidades de insulina natural, o que reduz a necessidade de injetar a substância. Desta forma, é um bom remédio para as pessoas que sofrem de diabetes. Por ser uma importante fonte de potássio, mineral eficaz na redução e controle da pressão arterial, o figo é indicado para os indivíduos que sofrem de hipertensão. As folhas de figueira auxiliam na redução dos níveis de triglicérides no organismo. O chá de folhas de figueira é um excelente remédio natural para tratar a asma, bronquite e outras doenças respiratórias. Os figos também são uma importante fonte de cálcio para o corpo e previnem a perda deste mineral pela urina, o que evita a ocorrência de um enfraquecimento dos ossos. Por este motivo, é um ótimo alimento para as mulheres que estão na idade da menopausa.

Após esse pequeno texto, saibamos compreender a importância da Figueira/Gameleira que além de nos trazer grande força espiritual, pode proporcionar a cura de tantas doenças.

“Oxóssi, Oxóssi na raiz da gameleira, Ogum mora nas matas, Pai Xangô lá nas pedreiras.”
“Balança a Figueira, balança a Figueira, balança a Figueira quero ver Exu Cair”

Igor de Oxum

4 comentários: