Pesquisar

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Bananeiras

Bananeiras

As bananeiras, figueiras de adão, pacabeiras ou pacoveiras, são plantas do gênero musa, uma das três que compõem a família Musaceae,que inclui as plantas herbáceas vivazes incluindo as bananeiras. 

O seu nome científico é Musa Paradisíaca Lineu. É uma planta muito popular no sul e tanto a planta quanto os frutos são irradiados pelo orixá Xangô. Em outras regiões do país, pelo fruto e pendão, é consagrada à Exu. 



As folhas são usadas como verdadeiras toalhas para a obrigação. Não se usa para banhos, amacis e para outros trabalhos. Da seiva, faz se oxarope para tratar doenças respiratórias.


Seus frutos possuem propriedades nutricionais e são  uma fonte muito rica de potássio, manganês, vitamina c e vitamina B6. A banana não contém colesterol e já foram catalogadas mais de 50 espécies de bananas no Brasil se encontrando grandes variedades em nosso País, tais como a banana prata, a banana nanica, a banana maçã, a banana da terra, dentre outras.





Todas servem para turbinar a saúde, de fácil cultivo,tanto no clima úmido ou quente. Assim teremos frutos durante todas as estações do ano. A banana pode ser utilizada  na culinária para fazer bolos ,tortas, doce,etc. 

Além disso, é excelente para reduzir a pressão arterial,diarreia, melhora a flora intestinal, ajuda na digestão, fortalece os ossos,melhora a visão, reduz o estresse e depressão. 

Melhora o humor,trata a anemia, pois é rica em ferro e ótima para câimbras e também para manter a forma!



Márcia de Oxóssi

4 comentários:

  1. Com todo o respeito, pq não se pode tomar banho de folha de bananeira ?
    Gratidão !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão me desculpe aos outros se estiver errada porque cada casa e cada guia tem suas particularidades. A Folha de bananeira como diz no texto é usada como um manto sagrado onde será servido a comida do orixa ou guia.

      Excluir
  2. Boa noite, mim indicaram um banho da folha da bananeira seca,pode ou não tomar esse tipo de banho

    ResponderExcluir
  3. Axe!!!
    Minha filha está doente...
    Sonhou com um despacho em cima dafolha de bananeira, casca de coco ...
    Acordou com a impressão de coisa mal frita para ela!!!!
    Acha possível??

    ResponderExcluir