Orapronobis
"Pereskia aculeata" mais conhecida como ora-pro-nobis, do latim “rogai por nós”, é uma cactácea, um cacto trepadeira com folhas. Tem espinhos e é muito usada em cercas-vivas, se desenvolvendo bem tanto na sombra como no sol.
Originária do continente americano, encontram-se variedades nativas dessa hortaliça perene, rústica e resistente à seca da Flórida, nos Estados Unidos, à região sudeste do Brasil.
Segundo tradições populares, o nome teria sido criado por pessoas que colhiam a planta no quintal de um padre, enquanto ele rezava em latim: Ora pro nobis.
O nome da planta já revela muito sobre sua importante atuação a favor da humanidade, Orai por Nós. Essa é uma planta que contém um alto valor proteico, mais ou menos 25% de toda sua estrutura é formada de proteínas, isto é, se pegar a planta e dividir em 4, uma parte será puramente proteína. Assim sendo, ela é indicada a quem deseja manter ou ganhar massa muscular seja a fins medicinais (ganho de peso) ou puramente estéticos (criar músculos).
A planta também conta com propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e regenerativas. Ao consumi-la através de chás, por exemplo, você também poderá utilizá-la para tratar dermatites, feridas, cistite, queimação, etc.
Além de toda proteína, você também encontra no Ora Pro Nobis:
- fósforo
- ferro
- fibras
- vitamina C
- vitaminas A
- vitaminas B.
De acordo com especialistas, ao estudarem a erva medicinal, constataram que o Ora Pro Nobis previne o diabetes, diminui os riscos de varizes, hemorroidas e ainda pode ser usado no tratamento de doenças como sífilis e furúnculo.
E seus benefícios não param por aqui. Se você se atentar às propriedades do Ora Pro Nobis, verá que a planta é uma ótima aliada em prol da saúde capilar. Primeiramente pelo fato de conter muita proteína, pois os fios de cabelos nada mais são do que proteínas acumuladas.
A partir do momento que você inserir o Ora Pro Nobis em sua alimentação, você notará uma melhora visível em suas madeixas. Isso não apenas decorrente das proteínas, mas das outras vitaminas que também auxiliam no crescimento e cicatrização, ou seja, seus cabelos ficarão mais fortes e saudáveis.
Dica: além de ingerir a planta, você pode fazer chás, misturar com outros ingredientes (babosa, por exemplo), e realizar banhos capilares 2 a 3 vezes por semana.
Na Umbanda, a erva é integrante do banho forte. Usada nos banhos de descarrego e limpeza. É destruidora de eguns e larvas negativas, além de entrar nos assentamentos dos mensageiros Exus. No uso caseiro, suas folhas atuam como emolientes. É utilizado por filhos de Xangô. Pois esta propicia melhores condições mediúnicas, destruindo fluidos negativos e afastando Eguns.
O banho de ervas, até como tratamento, não é de religião alguma, é da própria natureza. Se na Umbanda o utilizam, é porque os próprios espíritos desencarnados que se apresentam como pretos-velhos, caboclos, crianças etc., conhecem esses princípios e os utilizam largamente. Seus princípios iniciáticos estão relacionados a eles, mas não pode ser esse o motivo da não utilização correta e digna da energia vegetal também pelas pessoas.
As ervas detêm grande quantidade de Axé (Energia mágico-universal, sagrada) que bem combinadas entre si, detêm forte poder de limpeza da aura e produzem energia positivas.Um banho, com o Axé das ervas dos Orixás, age sobre a aura eliminando energias negativas, produzindo energias positivas.
Bianca de Oxóssi
Esse banho pode ser usado na cabeça também?
ResponderExcluirBom dia. Pergunte ao seu Pai/Mãe de Santo. Se vc não for um frequentador de umbanda, não vejo problema algum...
ExcluirAxé!
ResponderExcluirMuito obrigada pelas informações.
Aceitam a jesus e ele ama vocês
ResponderExcluirEle está voltando
Que assim seja. Exu te ama.
ExcluirAmém!
ExcluirAceitamos a Oxalá, mas acredito que eu esteja sendo redundante, não?
Irmãos, o povo da Umbanda ama Jesus tanto quanto vocês!
Mas agradecemos pela preocupação.
Queria saber o banho de ponba gira.. para atrair ela bom dia obrigado
ResponderExcluirMacerado de folhas de brinco de princesa
ExcluirDevo ferver? Ou triturar as folhas?
ResponderExcluirAmém Salve exu
ResponderExcluirGostei demais desse artigo! Preciso, eficiente com conteúdo de qualidade
ResponderExcluirMuito bom artigo 👏👏👏
ResponderExcluirParabéns
ResponderExcluir