Pesquisar

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Urucu

Urucu


Urucu, ou urucum, é o fruto do urucuzeiro ou urucueiro (Bixa orellana), arvoreta da família das bixáceas, nativa na América tropical, que chega a atingir altura de até seis metros. Apresenta grandes folhas de cor verde-claro e flores rosadas. Seus frutos são cápsulas armadas por espinhos maleáveis que se tornam vermelhas quando ficam maduras. Então se abrem e revelam pequenas sementes dispostas em série, de trinta a cinquenta por fruto. 

Conhecemos o urucum graças aos índios, que usavam sua semente para pintar o corpo com a tinta vermelha. A erva também é muito usada em batons e, por conta disso, também é conhecida por árvore batom. Além disso, o urucum também é usado em indústrias de cosméticos e serve como corante natural para alimentos. No entanto, seus benefícios vão muito além, inclusive por conta de suas inúmeras propriedades benéficas para a saúde.

Alguns dos benefícios do urucum que mais chamam a atenção incluem a sua capacidade de promover uma boa digestão, fortalecer ossos, diminuir febres, ajudar na cura de algumas doenças, ajudar na saúde dos olhos, eliminar dores de cabeça, reduzir náuseas, entre outros.

Muitos estudos ainda são realizados com a erva. A cada dia que passa, mais benefícios do urucum são descobertos para o ser humano.

Lembrando que não é somente a semente que oferece os benefícios do urucum, suas folhas também. Quando fervidas com água podem ser um ótimo anti-inflamatório, tratar feridas, infecções, reduzir o colesterol, diminuir pressão arterial e outros problemas. 

Há alguns casos de pessoas que relataram reações alérgicas ao urucum. Vale lembrar ainda que caso você vá passar por uma cirurgia futuramente, evite o urucum, pois ele pode afetar os níveis de açúcar no sangue. Da mesma maneira, mesmo com benefícios para mulheres grávidas, é necessário supervisão médica para prescrever a quantidade exata para cada caso.


Abaixo alguns benefícios significativos com o uso do Urucum:

Visão saudável:
Um dos benefícios do urucum mais poderosos advindos de seu alto índice de carotenoides é a habilidade de proteger os olhos contra raios UV. Além disso, ele funciona como um antioxidante para o sistema ocular, prevenindo cataratas e protelando a degeneração macular, mantendo a visão forte por anos e ajudando na prevenção de doenças oculares mais graves.

Anticâncer:
Outro carotenoide encontrado na semente do urucum é a norbixina, que também é um antioxidante. Em pesquisas já realizadas, descobriu-se que a norbixina tem papel antimutagênico em células saudáveis expostas às células cancerígenas e radicais livres. Com isso, a prevenção de diversos tipos de cânceres pode ser mais um dos benefícios do urucum para a saúde.

Ossos fortes:
O urucum tem o poder de manter os ossos fortes devido à quantidade significativa de cálcio. Por isso, ele se torna importante para quem quer complementar a quantidade de cálcio diária recomendada. Vale lembrar que a osteoporose pode afetar qualquer pessoa, fazendo com que o mineral seja crucial na alimentação diária.

Previne defeitos congênitos:
A alta quantidade de ácido fólico é responsável por diversos benefícios do urucum para a saúde, entre eles a prevenção de defeitos do tubo neural em recém-nascidos.
Por conta disso, mulheres grávidas devem aumentar a ingestão de ácido fólico para ajudar na prevenção dessa condição.

Efeito cicatrizante:
Em casos de queimaduras, feridas ou irritação na pele, a pasta de semente do urucum pode ser aplicada para acelerar a cicatrização e reduzir a aparência da cicatriz.

Anti-inflamatório:
As folhas do urucum possuem propriedades anti-inflamatórias. Uma dica é fazer uma mistura de folhas de urucum e álcool e aplicar em queimaduras, cortes, e feridas da pele.
Também é possível utilizar para ajudar na cura de infecções vaginais.

Melhor digestão:
Devido ao alto índice de fibras presentes na semente e nas suas folhas, há excelentes benefícios do urucum para a digestão, promovendo uma melhor absorção dos nutrientes no organismo. As fibras também ajudam a diminuir o colesterol e controlar a diabetes, que pode ajudar também a equilibrar os níveis de insulina e glicose no sangue.

Ajuda na perda de peso:
Por possuir substâncias diuréticas, o urucum pode ser considerado um bom ajudante na perda de peso.
Outro fator que contribui para a perda de peso é o fato de ele equilibrar a insulina no sangue, e consequentemente baixar a glicose sanguínea, reduzindo assim a gordura corporal.

Alívio de dores no estômago:
O urucum é frequentemente utilizado para o tratamento de azias e outros desconfortos causados por infecções virais ou ocasionados somente por comidas mais apimentadas.

Bruno de Oxóssi

4 comentários:

  1. Uma pessoa tomou chá da folha de urucum, obteve melhora na glicose no sangue, ele vira e mexe, vai atrás de suas folhas, graças à Deus! A natureza é abençoada. Eu faço composição de álcool e as folhas passo,nos joelhos,alivia as dores nas articulação .

    ResponderExcluir
  2. MT bom já usei e é verídica a informação

    ResponderExcluir