Pesquisar

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Erva Mate

Erva mate

Os guaranis da região nordeste da Argentina parecem ter sido os descobridores do uso da erva-mate. No século 16, os guaranis passaram esse conhecimento aos colonizadores espanhóis, que o disseminaram por todo o Vice-Reino do Rio da Prata. A erva chegou a ser proibida no sul do Brasil durante o século XVI, sendo considerada "erva do diabo" pelos padres jesuítas das reduções do Guayrá.
A partir do século XVII, no entanto, os jesuítas passaram a incentivar o seu uso pelos índios com o objetivo de afastá-los das bebidas alcoólicas.


Em viagem ao sul do Brasil, o viajante e médico alemão Roberto Avé-Lallemant relatou, em meados de 1858: " o mate é  a saudação da chegada, o símbolo da hospitalidade, o sinal da reconciliação. Tudo o que em nossa civilização se compreende como amor, amizade, estima e sacrifício, tudo o que é elevado e bom impulso da alma humana, do coração, tudo está entretecido e entrelaçado com o ato de preparar o mate, servi-lo e tomá-lo em comum."

No século XIX, o Paraguai se isolou dos outros países, proibindo a exportação de erva-mate para fora do país. Isso fez a Argentina e o Uruguai substituírem a erva-mate importada paraguaia pela brasileira, desenvolvendo, desta forma, o cultivo e o beneficiamento da planta em Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

A erva-mate (Ilex paraguariensis), também chamada mate ou congonha, é uma árvore da família das aquifoliáceas, originária da região subtropical da América do Sul. É consumida como chá mate (quente ou gelado), chimarrão ou tereré no Brasil, no Paraguai, na Argentina, no Uruguai, na Bolívia e no Chile. A árvore pode atingir doze metros de altura, tem caule cinza, folhas ovais e fruto pequeno verde ou vermelho-arroxeado. A plântula é muito sensível ao sol, tanto que, mesmo no plantio moderno, a técnica exige sombreamento até que a planta atinja alguma maturidade.


Estudos e análises sobre a erva-mate têm revelado uma composição que identifica diversas propriedades benéficas ao ser humano, pois estão contidos nas folhas da erva-mate alcaloides (cafeína, teofilina, teobromina), ácidos fólicos e cafeico (taninos), vitaminas (A, B1, B2, C, e E), sais minerais (alumínio, ferro, fósforo, cálcio, magnésio, manganês e potássio), proteínas (aminoácidos essenciais), glicídeos (frutose, glucose, sacarose), lipídios (óleos essenciais e substâncias ceráceas), além de celulose, dextrina, sacarina e gomas.

O consumo da erva-mate está relacionado ao poder que ela tem de estimular a atividade física e mental, atuando beneficamente sobre os nervos e músculos, combatendo a fadiga, proporcionando a sensação de saciedade, sem provocar efeitos colaterais como insônia e irritabilidade. A erva também atua sobre a circulação, acelerando o ritmo cardíaco e harmonizando o funcionamento bulbo medular. Age sobre o tubo digestivo, facilitando a digestão sendo diurética e laxativa. É considerada ainda um ótimo remédio para a pele e reguladora das funções cardíacas e respiratórias, além de exercer importante papel na regeneração celular.


O chá mate não tem um cheiro muito forte, e tem propriedades excelentes para limpar o campo espiritual. A identificação do chá mate com suas propriedades reconhecidas são usadas há muito tempo em banhos para espantar maus espíritos, entidades malignas, espíritos de mortos, além de quebrar feitiçaria de magia negra.


As ervas fazem parte da vida de qualquer umbandista, sejam elas usadas em banhos, defumação, etc. É indiscutível a nessecidade delas nos cultos aos orixás e o dono de todas as ervas e seus segredos é o orixá Ossain, porém cada orixá possui suas ervas, erva-mate pertence ao orixá Nanã.



Bianca de Oxóssi

7 comentários:

  1. Obrigada.... Eu até comprei o mate para mim depois de todas as infos

    ResponderExcluir
  2. Muito boooom! Vale a pena incluir no dia a dia.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, eu gostaria de saber se a erva mate pode ser usada no banho de descarrego para Omulú.

    ResponderExcluir
  4. Estava na cozinha e ouvi alguém falar baixinho que queria um pouquinho do mate que eu estava me servindo. Então resolvi pesquisar e encontrei o seu relato. Obrigada vou deixar na cozinha um pouquinho de chá mate na chácara para quem pediu. Sou kardecista, mas acredito que as entidades em todas as suas formas. Obrigada.

    ResponderExcluir