Pesquisar

quinta-feira, 8 de julho de 2021

Manifestações inteligentes


Manifestações inteligentes

 

O estudo que vamos realizar hoje trata- se de uma análise do capítulo III, da segunda parte do Livro dos Médiuns, de Allan Kardec, sobre as manifestações Inteligentes.

Em busca do que parece ser de uma potência oculta, Kardec vai atrás de provas de uma inteligência existente em relação as manifestações espíritas pois tais fenômenos não provém da ação de uma corrente magnética, elétrica ou de um fluido qualquer.

Kardec faz a seguinte indagação: “Como todo efeito inteligente deve ter uma causa inteligente, ficou evidente que, mesmo admitindo que a eletricidade ou qualquer outro fluido exercesse uma ação, havia a presença de uma outra causa. Qual seria? E qual seria essa inteligência?"  A partir desse ponto começou sua observação. Iniciou o experimento da mesa girante, observado como primeiro efeito inteligente.



        A mesa obedecia a movimentos determinados, movia-se, levantava-se e dava pancadas sobre a influência de um ou mais médiuns e seus assistentes. Sem mudar de lugar, a mesa erguia-se alternativamente sobre o pé que lhe indicava, depois caía, batia um número de pancadas respondendo a uma pergunta. Outras vezes, sem o contato de pessoa alguma passeava sozinha pelos aposentos executando movimentos diversos. Concluiu-se então que uma manifestação inteligente se tratava de um ato livre e voluntário, exprimindo uma intenção ou respondendo a um pensamento.

Havendo inteligência oculta, seria possível obter respostas para perguntas feitas, o que de fato acontecia, a mesa respondia determinado número de pancadas. Pelo fato de as respostas serem insignificantes, surgiu-se a ideia de fazer com que a mesa indicasse letras do alfabeto que compusessem palavras e frases e, repetido o experimento por milhares de pessoas em todos os países, não restou dúvidas sobre a natureza das manifestações inteligentes.

Foi então que surgiu um novo sistema, uma nova experiência, que seria fazer esse contato através dos médiuns. As respostas trazidas através dos médiuns eram formais e fora do seu alcance intelectual, eram até dadas em línguas que estes ignoravam ou fatos que desconheciam. Foi-se aperfeiçoando a arte de se obter informações sobre o mundo dos espíritos. Estes indicaram outros meios e a eles se deve o das comunicações escritas, a psicografia, reconhecendo nesses fenômenos a intervenção de inteligências ocultas, a dos espíritos.

É importante observar que através dos seus experimentos e questionamentos Kardec nos trás a revelação sobre as manifestações, fatos que nos eram desconhecidos e por ele foram desvendados. Na Umbanda ocorre a manifestação do espírito para a prática do amor e da caridade, sem esses conceitos não há Umbanda; para nós as manifestações vêm através da incorporação, os espíritos de luz vêm para nos passar suas mensagens e seus ensinamentos, para nossa melhoria e evolução, nos auxiliando sempre para que nos tornemos pessoas melhores. Em todas as manifestações e a todo momento, estamos sempre aprendendo e colocando os ensinamentos em prática no dia a dia.

Railany de Xangô

2 comentários: