Pesquisar

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Orixá Mallet

Orixá Mallet

    Mallet foi um dos espíritos que teve a missão de estruturar a Umbanda no Brasil, através do médium Zélio Fernandino de Morais no ano de 1913, após 5 anos da primeira manifestação do Caboclo Sete Encruzilhadas.

    Mallet no idioma Iorubá significa Muçulmano, já na Umbanda original o termo Orixá significa uma entidade de hierarquia superior. Orixá Mallet na sua última encarnação foi um príncipe, seguidor do Islamismo, que levou e ensinou sobre essa religião para a África do Sul, Indonésia e também em sua terra natal Malásia. Este Orixá trabalha na vibração de Ogum, era especialista em desmanchar magia negra e descarrego. Nessa linha de pensamentos os Orixás eram espíritos humanos com atributos e qualidades, não eram força da natureza. Naquela época Orixá era um cargo de alto grau, com o objetivo de diferenciar um espírito de outro, conceito este distinto da Umbanda original e do culto afro de Orixá que conhecemos, mas sem deixar de influenciar o conceito da Umbanda original.

    O Orixá Mallet era chamado de capitão de demandas, trouxe do espaço dois espíritos indígenas, assim como ele foi na sua última encarnação, também contou com cinco falanges do povo da Costa, que era muito semelhante a tropa de choque aqui da Terra, bem como com seis falanges do povo do Oriente. Além de arqueiros de Oxóssi, muitos do núcleo da falange do seu Ubirajara, não se sabe muito do povo da Costa e do Oriente que trabalhou com o Orixá Mallet, pois eles tinham a missão naquele momento da implantação das Tendas e com certeza prosseguem até hoje no astral em anonimato. 

    Algumas das características do Orixá Mallet são: temperamento forte e materializar borboletas, proteger pombas e atirar pedras nos médiuns como ele fez com José Severino Ramos. Na sua primeira visita a Zélio, José Severino apresentou-se cético diante de toda aquela situação, Mallet por sua vez atirou uma pedra em sua cabeça. Ele caiu na beira do rio, os presentes que lá estavam tentaram ajudar mas o Orixá Mallet não permitiu e pediu para que aguardassem, minutos depois José Severino levantou já incorporado com Ogum Timbiri e atravessou o rio, com quem Severino trabalharia em frente da Tenda Espírita São Jorge. A iniciação de Benjamim Figueiredo foi diferente entre 1920 a 1924, Benjamim frequentou uma das Tendas fundadas pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas com a autorização do Orixá Mallet que era responsável pelo seu desenvolvimento, Mallet carregou Benjamim por meio quilometro e o lançou ao mar como uma espécie de batismo, depois disso Mallet disse que Benjamim estava apto para trabalhar e ser dirigente da tenda espírita mirim. 

    Orixá Mallet se faz presente até hoje em rituais que cultuamos, por exemplo o Amaci que foi trazido pelo Pai Antônio mas com ordens de Mallet. Há também o ritual das fitas, o qual  também era comandado por este Orixá. Era uma entidade que falava pouco, se comunicava mais por gestos, era muito bondoso mas também bem perigoso, especialmente quanto a disciplina. O Caboclo Sete Encruzilhadas tinha a missão de evangelizar, anunciar e organizar, enquanto o Orixá Mallet regia na proteção, segurança e disciplina, combatendo o mal e as demandas na força de Ogum.

 William de Obá.

Um comentário:

  1. Obrigada por compartilhar essa história maravilhosa. Pode compartilhar mais fontes bibliográficas sobre Orixá Mallet? Pedi para um Pai de Santo fazer um jogo de búzios pra mim e orixá Mallet apareceu no jogo e Ogum Mallet.... então, gostaria de estudar mais a respeito.

    ResponderExcluir