Planos
Desde crianças sempre fazemos planos, como quem queremos ser, com o que e onde queremos trabalhar, com quem queremos namorar etc. Muitas vezes esses planos que traçamos são frustrados, mas com o passar dos anos podemos ver que se tudo tivesse ocorrido como planejamos perderíamos muitas das grandes coisas inesperadas que acontecem na vida, que são em grande parte o que faz da vida fantástica, poder se surpreender, ir além do que sonhou e receber bênçãos.
Os fracassos do passado nos preparam para o que está por vir. Podemos dar como exemplo alguém que viveu um relacionamento abusivo, quando consegue se libertar desse relacionamento provavelmente dará muito mais valor para um futuro relacionamento que não tenha esses problemas. Viver algo ruim, muitas vezes nos faz valorizar o que temos de bom. Por exemplo, respirar, andar, parecem coisas comuns a uma pessoa convencional, sem motivos para celebrar aparentemente, mas no dia que por alguma moléstia as pessoas ficam paralisadas ou respirando mal, elas pensam “eu respirava tão bem”, “eu andava tão bem”. Só aí é que reconhecemos o quanto fomos ingratos, muitas vezes temos tudo e não damos valor.
É importante entendermos que temos a ilusão de saber o que é melhor para nós, mas na verdade não sabemos. Só Deus sabe. Se todos os planos que fizéssemos tivessem dado certo o quão diferente seríamos? É comum que os jovens queiram entrar em grandes corporações que podem pagar altos salários, mas que autonomia teriam nessa grande empresa, estariam trabalhando para realizar seus próprios sonhos ou o do empregador? Esses planos muitas vezes não dão certo, por mais que a pessoa tenha feito por onde, pois pode não ser o melhor caminho para ela. Se nos casássemos com a primeira pessoa que nos despertou interesse, talvez seríamos pais mais velhos ou mais jovens, ou nem seriamos. Talvez não valorize o(a) cônjuge o quanto ele(a) mereceria etc., são muitos exemplos.
Nunca devemos deixar de sonhar e planejar, mas antes de tudo temos que ter fé em Deus e pedir para que ele e nossos guias só abram as portas que forem boas para nós, que ele só nos dê o que for nosso.
Axé,
Ricardo de Ogum Matinata
Nenhum comentário:
Postar um comentário