Tem ações anti-inflamatórias, adstringentes, vulnerária, fungicida, colagoga e emenagoga e é considerada uma das melhores ervas para curar problemas cutâneos locais. Pode ser usada quando houver inflamação na pele, seja por infecção ou por ferimentos, pode ser usada em sangramentos externos ou feridas e contusão ou distensão. Indicado também em tratamentos de queimaduras leves e escaldaduras.
São usadas através de loção, cataplasma ou compressa. Já internamente, pode tratar inflamações digestivas e ulceras gástricas ou duodenais. Como colagoga ameniza problemas relacionados a vesícula biliar e também alguns distúrbios digestivos vagos classificados como indigestão. A calêndula tem uma intensa atividade antifúngica e pode ser usada interna e externamente para combater uma variedade de infecções. Como emenagoga, é conhecida por amenizar problemas de menstruação atrasada e cólicas, em geral é reguladora do processo menstrual.
Na Umbanda, a calêndula é usada em banhos energéticos para fortalecer o campo espiritual, eliminar a inveja e trazer mais vitalidade ao corpo e à alma. Suas ações secas podem ser queimadas em defumações para purificar ambientes e equilibrar as energias, sendo muito utilizadas em rituais de limpeza espiritual. Além disso, a calêndula tem um papel importante na cicatrização emocional, ajudando aqueles que passaram por momentos difíceis e destaques de fortalecimento interior. Seu uso também se estende às ofertas, onde é colocado para reforçar pedidos de amor, equilíbrio e bem-estar. Como uma erva de luz, a calêndula carrega em si o simbolismo da renovação e da positividade, sendo um recurso valioso para quem busca harmonia e conexão.
Renata de Iansã
Nenhum comentário:
Postar um comentário