Pontos Riscados dos Atabaques
Pontos riscados são desenhos, símbolos feitos pela entidade incorporada. Assim como a mediunidade, o ponto riscado vai se desenvolvendo ao longo do tempo e podem aparecer em sonhos, imagens em sua mente, entre outras formas. Ele funciona como um portal, trazendo consigo uma história, uma energia e sua finalidade vai de acordo com o que o guia deseja atrair, no caso do atabaque, a finalidade é assentar e irradiar a energia da entidade a qual o atabaque foi consagrado.
Na Curimba da Tenda de Umbanda Caboclo 7 Flechas e Jurema temos três atabaques consagrados aos Orixás da direita, consequentemente 3 pontos riscados referentes a esses Orixás, que devem ser feitos em sentido horário e apagados em sentido anti-horário. Adicionalmente, é feito um ponto riscado para Orixá Exu, para auxiliar na proteção da Curimba, que é feito no sentido anti-horário e apagado em sentido horário. Para apagar os pontos sempre devemos utilizar bucha vegetal ou outro material da natureza.
Os atabaques e seus respectivos pontos riscados são:
O primeiro atabaque é o Lé: o menor (com som mais agudo) é consagrado ao Orixá Oxóssi, seu ponto riscado consiste em um círculo e dentro dele do lado esquerdo um arco e flecha e do lado direito uma árvore.
O segundo atabaque é o Rumpi: o atabaque do meio (com som mediano), consagrado ao Orixá Oxalá e seu ponto riscado consiste em um círculo, dentro dele no meio tem um monte com uma cruz, ao lado esquerdo desse monte um sol e do lado direito uma lua.
Por fim, o terceiro atabaque é o Run: o maior atabaque (com som mais grave), consagrado a Orixá Oxum e seu ponto riscado é um círculo e em seu interior tem uma cachoeira do lado direito, um espelho do lado esquerdo e no meio alguns pontos simbolizando gotas de ouro.
Além desses pontos dos atabaques também temos o ponto do Orixá Exu, como citado anteriormente, que normalmente é feito na "entrada" da Curimba. Trata-se de um círculo e em seu interior um tridente e é usado para proteção da Curimba, para impedir que energias negativas intefiram no trabalho de dissipação de energias positivas que são emanadas pela Curimba.
É importante lembrar que os pontos riscados dos atabaques foram desenvolvidos pelo guia chefe do Terreiro, mas são desenhados por alguém da Curimba sempre que necessário, mas eles não podem simplesmente serem desenhados, a pessoa responsável em realizar esse trabalho deve concentrar seus pensamentos e sua energia naquele momento, podendo até cantar pontos do respectivo orixá para auxiliar nessa energia.
Alice de Xangô
Nenhum comentário:
Postar um comentário