Pesquisar

segunda-feira, 18 de novembro de 2024

Aroeira

 Aroeira

Durante os meus estudos sobre ervas recentemente me deparei com a árvore Aroeira que é uma planta medicinal da espécie Schinus terebinthifolius, nativa da América do Sul, presente no Cerrado, na Mata Atlântica e no Pampa gaúcho.

Quando jovem, a Aroeira pode medir de 5m a 10m de altura, seu tronco é geralmente tortuoso, curto, com copa larga, arredondada e pouco densa. A casca externa do tronco é escura, grossa e rugosa, áspera, a interna é avermelhada, com textura fibrosa e odor característico, com folhas são compostas por 9 a 11 folíolos. O fruto possui semente única e quando imaturos são verde-claros, já quando maduros, apresentam cor vermelha, com sabor adocicado e aromático, sendo utilizado como condimento conhecido como pimenta-rosa. A Aroeira deve ser plantada sempre a pleno sol no início do período das chuvas.

A Aroeira é popularmente conhecida no tratamento de inflamações na pele e nas mucosas, como irritações e feridas. Sua capacidade cicatrizante é empregada no tratamento de cortes, feridas e queimaduras leves. Possui propriedades analgésicas, sendo utilizada para aliviar dores musculares e articulares. Auxilia no aumento da produção de urina, contribuindo para a eliminação de toxinas e a prevenção de problemas renais. O uso medicinal dessa planta deve ser utilizado somente sob orientação médica.

Por ser uma planta adaptável a diferentes condições ambientais e resistente a períodos de seca, a Aroeira é vista como um símbolo de resistência e resiliência, sendo utilizada em algumas comunidades, como uma fonte de conexão com a natureza e os elementos da terra. Assim, é valorizada não apenas por suas propriedades medicinais, mas também por seu significado cultural e espiritual. Acredita-se que a Aroeira possui poderes de proteção contra energias negativas e influências malignas.

Na medicina indígena e em algumas tradições religiosas e esotéricas, a fumaça produzida pela queima da resina da aroeira é utilizada para purificar ambientes e afastar energias indesejadas, bem como é utilizada em rituais de cura e purificação do corpo e da mente. Nos rituais umbandistas, a Aroeira pode ser empregada de em banhos de descarrego, chás e, defumações, dentre outros. Os rituais envolvendo a Aroeira devem seguir as orientações dos guias espirituais e/ou seguir os ensinamentos da tradição religiosa, não devendo ser realizados sem as devidas orientações.

Ainda na Umbanda a Aroeira é frequentemente associada ao Orixá Ogum, reconhecido como o guerreiro e protetor das batalhas. Além disso, a Aroeira é amplamente utilizada por Exus e Pombogiras devido à sua atuação na proteção contra demandas e conflitos espirituais. A aroeira, assim como outras ervas e plantas, é um elo facilitador para a conexão com as forças naturais e os espíritos ancestrais, sendo capaz de fortalecer os campos energéticos e afastar influências negativas por sua capacidade de purificar e proteger. 


Jéssica Gomes de Obaluaê


Nenhum comentário:

Postar um comentário