Pesquisar

quinta-feira, 10 de abril de 2025

Ibejis e Erês

 Ibejis e Erês

Ibeji, etimologicamente falando, é a junção dos termos e Iorubás ibi (Nascimento) e eji (dois): nasceram dois, gêmeos. Ibeji é energia divina que representa a primeira fase da vida, o início, a infância, a pureza e a inocência. Esse orixá é sincretizado pela figura dos irmãos gêmeos, aos santos católicos Cosme e Damião, santos protetores dos médicos farmacêuticos e crianças. É comum que se veja também a referência Doum, que às vezes aparece ao lado de Cosme Damião, sendo a criança que nasce após os gêmeos. Por serem gêmeos são associados à dualidade, contradição, todas as coisas têm dois lados e a justiça só pode ser feita se as duas medidas forem pesadas. Ligados a todos que se inicia: a nascente de um rio, o nascimento dos seres humanos etc.

O dia de comemoração é 27 de setembro (dia de Cosme Damião), suas cores são rosa e azul; as bebidas são guaraná, suco, água com mel; as comidas são Cararu, bolos, doces, balas, pirulitos e frutas; o ponto de força são jardins, matas, praias, cachoeiras. Sua saudação é Onibeijada.

Erês são falantes de espírito regida pelo Orixá Ibeji, a palavra erê vem do Yorubá iré, que significa "brincadeira, divertimento". Há casas que acreditam que Erês são seres encantados, que nunca vieram ao plano material, outras acreditam que são espíritos que desencarnaram ainda crianças e ainda as que acreditam que são apenas um arquétipo, assim como nem todo preto velho foi um negro idoso ou todo caboclo foi índio. Erês são seres de luz que praticam amor e caridade, são protetores das crianças e animais. Eles brincam, pulam, cantam, dançam, correm,etc..., mas isso tem um motivo, eles o fazem para auxiliar a quem precisa, retirando de nós todas as armaduras que criamos, alcançando nosso íntimo e trabalhando em nossas mágoas e bloqueios interiores, retiram angústias, tristezas e pensamentos negativos, despertando a alegria e doçura que existe em cada um. agem assim também para descarregar o ambiente e o médium.

Essas entidades de luz usam como instrumentos de trabalho ervas para tratamento de saúde, balas, sucos, refrigerantes, brinquedos, entre outros, utilizando a energia desses elementos juntamente com a fé da  pessoa para realizar os trabalhos. Essa linha representa a manifestação do amor do nosso Criador por todos. Que possamos nos lembrar que por detrás daquele arquétipo de criança existe um ser de extrema luz e imensa sabedoria, que nos ama a cada sorriso que dá. 

Onibeijada

Alice de Xangô


Nenhum comentário:

Postar um comentário