Pesquisar

segunda-feira, 14 de abril de 2025

Karma e Dharma

 Karma e Dharma

Karma vem da raiz Q"kr" do sânscrito que significa fazer (ação), funciona como a lei da ação e reação; reação do universo ao que a pessoa faz em suas vidas, define o sentido da causa e efeito. Acreditamos que reencarnamos para aprimorar diante das provas, podemos aprender de modo fácil ou difícil, aí entra o livre arbítrio, é possível aprender sem que seja necessário sofrer.

O Dharma é uma força maior, compreende a verdade do existir. A palavra Dharma tem origem no sânscrito e deriva da raiz Dham, que significa manter ou apoiar. Encontrando o Dharma é possível colher na vida a mais suprema felicidade. Podemos resumi-lo em três conceitos:

: forma correta de viver: caminho espiritual para paz interior, em harmonia com as leis cósmicas, os outros e consigo mesmo;

: força que rege a existência (essência verdadeira ou a própria verdade);

: duas leis do universo: ordem social e leis morais (envolve tudo que fazemos, desde a forma como nosso coração bate, a como vivemos).

É a vida vivida em harmonia com a lei, o caminho da justiça, a maneira correta de agir, o comportamento adequado, o papel da pessoa na sociedade, os comportamentos para manter a ordem e o propósito de cada pessoa.

O Karma é uma lei do Dharma: basicamente a lei da ação e reação. As ações e posturas de todas as vidas de um ser trazem consequências ao decorrer de todas as reencarnações. É a lei que ajusta o efeito à sua causa. Conhecida em várias religiões como "justiça celestial", enquanto o Dharma é o sustento da verdade. Pensar em Karma não significa pensar em fatalidade, pois através do livre arbítrio podemos modificar esse impacto, moldando a vida para construir a existência do indivíduo. 

Pode-se dizer que ao procurar pelo Dharma,  permite-se também amenizar os efeitos do Karma.  Para se beneficiar com o Dharma é necessário seguir seu curso natural, sabendo que não pode modificá-lo, mas que é capaz de segui-lo. Viver o Dharma significa conhecer a si mesmo e agir de acordo com esse conhecimento. encontrar seu Dharma é estabelecer harmonia na vida e agregar autoconhecimento. Devemos lembrar também que o Karma não é uma vingança do universo, é consequência de nossas ações, tudo que sai de você, volta pra você

Alice de Xangô


Nenhum comentário:

Postar um comentário