Pesquisar

terça-feira, 9 de setembro de 2025

Ogum: O Orixá da guerra, do ferro e da proteção

 Ogum: O Orixá da guerra, do ferro e da proteção

Ogum é um dos mais poderosos e respeitados Orixás, especialmente no Candomblé e na Umbanda. Ele é o senhor dos metais, da guerra e da tecnologia, representando a força, a coragem e a determinação inabalável diante dos desafios da vida. Como guerreiro incansável, Ogum simboliza a luta pela justiça, abrindo caminhos e protegendo aqueles que pedem por sua ajuda.
Nas tradições iorubás, Ogum é associado ao ferro e às ferramentas que moldam o mundo, desde armas de combate, ferramentas agrícolas e a tecnologia. Ele é visto como aquele que desbrava territórios, rompendo obstáculos e garantindo progresso. Sua cor tradicional é o azul-escuro ou o verde (a depender da casa), e seu principal símbolo é a espada, representando sua natureza de combate e sua prontidão para defender seus filhos espirituais.
No Brasil, Ogum foi sincretizado com São Jorge (Sudeste e Sul do Brasil) e São Sebastião (Nordeste e parte do Norte), onde a devoção ao santo cristão se misturou com as tradições africanas já trazidas pelos povos escravizados. Assim como São Jorge é visto como um cavaleiro valente, Ogum é o defensor daqueles que enfrentam batalhas diárias, seja na vida pessoal, profissional ou espiritual.


        Quem tem Ogum como Orixá sente sua energia na determinação para conquistar objetivos e na resiliência para superar dificuldades. Ele inspira coragem para enfrentar adversidades, ensina a arte da estratégia (não apenas a força, mas a estratégia, conhecimento e inteligência emocional), e a necessidade de manter-se firme diante dos desafios. Sua saudação é a expressão “Ogunhê!”, que significa “Salve Ogum” ou “Viva Ogum”, quando você o saúda está reconhecendo a força desse orixá e se conectando com sua vibração guerreira.
        Os seus filhos são pessoas consideradas determinadas, corajosas e de espírito guerreiro, com personalidade forte e grande capacidade de enfrentar os desafios. Assim como seu orixá regente, eles não fogem de desafios e possuem uma força interior que os impulsiona a seguir em frente, mesmo diante das dificuldades. São aqueles que lutam pelo que querem, muitas vezes de forma acirrada, sem medir esforços para alcançar seus objetivos. Seus maiores desafios são controlar a impulsividade, agir com mais paciência, ser muito exigente consigo, ter necessidade de liderança.
            Ogum é muito mais do que um Orixá guerreiro, é símbolo do progresso, trabalho árduo e da fé inabalável na própria capacidade de vencer. Para aqueles que o seguem, Ogum é a luz que ilumina os caminhos, a espada que corta os males e a mão forte que protege nos momentos de necessidade. Ser um filho de Ogum é carregar dentro de si a essência de um guerreiro espiritual. Mesmo diante das maiores dificuldades, seguem em frente, pois tem a certeza de que nenhuma batalha é maior que a força que carregam consigo.
Erika de Ewá



Nenhum comentário:

Postar um comentário