A Espada de Ogum (ou Espada de São Jorge) é uma planta vastamente conhecida por seu poder de proteção espiritual e purificação energética. Com suas folhas longas e afiadas, ela simboliza a espada do orixá Ogum, o guerreiro que abre caminhos e afasta energias negativas. A Espada de Ogum (Sansevieria guineensis) é uma planta resistente, de fácil cultivo e manutenção, adaptável em qualquer ambiente, mesmo que com pouca luz e pouca rega. Muito utilizada em práticas espirituais, principalmente nas religiões de matriz africana como o Candomblé e a nossa Umbanda. Sua forma alongada lembra uma lâmina afiada, reforçando sua ligação com Ogum, o senhor do ferro e das batalhas.
Além de seu simbolismo espiritual, a planta também tem propriedades purificadoras do ar, sendo capaz de filtrar toxinas e melhorar a qualidade do ambiente em que se encontra. É muito comum vê-la em portas de entrada de casas, comércios e também quintais, servindo como um escudo contra más influências. Além de afastar as más energias, a espada de ogum também é capaz de atrair a prosperidade; suas folhas longas e verdes além de exalar beleza é uma poderosa arma na luta contra o mau-olhado, contudo, muito além da beleza ela traz um axé de proteção a qualquer ambiente.

A Espada de Ogum pode ser utilizada em banhos, defumações e oferendas para proteção e abertura de caminhos. Muitas pessoas colocam a planta perto da porta de casa para afastar energias ruins e garantir a presença da força de Ogum no lar. Uma observação muito importante que deve ser levada em consideração é que se trata de uma erva quente, portanto os banhos devem ser orientados e observados para não causar alergias cutâneas.
Algumas tradições recomendam que, ao plantar e regar a Espada de Ogum, seja feita uma oração ou saudação ao orixá, pedindo coragem, proteção e determinação. Mais do que uma planta decorativa, a Espada de Ogum é um símbolo de proteção, força e resiliência. Sua presença nos ambientes reforça a conexão natureza-divino com o orixá guerreiro, trazendo equilíbrio e segurança espiritual. Na busca por abrir caminhos e afastar influências negativas, cultivar essa planta pode ser um gesto poderoso de fé e respeito à energia de Ogum.
Erika de Ewá
Nenhum comentário:
Postar um comentário