Eguns e Kiumbas
Vamos começar com uma indagação: Todo Egum é Kiumba, e todo Kiumba é Egum?
Ambos são espíritos desencarnados, a diferença está no nível de evolução espiritual de cada um.
Respondendo à pergunta inicial: TODO KIUMBA É EGUM, NO ENTANTO, NEM TODO EGUM É KIUMBA.
Kiumbas são espíritos mais atrasados em sua evolução, são considerados como negativos. Muitas das vezes esses espíritos se passam por entidades em locais que desconhecem a verdadeira essência dos espíritos trabalhadores da Umbanda, trazendo mensagens e pensamentos negativos, normalmente se passam por Exus, o que pode denegrir a imagem dos Exus guardiões, porém dão o nome justamente para criar conflito entre religiões e trazer discórdia para aqueles com menos conhecimento.
Egum é todo espírito, a origem da palavra vem do Iorubá, e quer dizer espírito da pessoa falecida. Egum não é um grau de evolução do espírito e sim qualquer espírito, porém essa palavra é muito confundida com Kiumba, levando as pessoas a terem uma má interpretação do que são Eguns.
Podemos entender que todo espírito desencarnado trata-se de um Egum, o que irá diferí-los é o grau de evolução e suas intenções. Desta forma, aqueles espíritos que se aproximam intencionalmente para o mal, estes são Kiumbas.
Devemos mudar nosso conceito sobre Eguns, e buscarmos, pelo amor, pela fé e pela caridade, ajudar os Kiumbas a evoluírem e a serem atraídos cada vez mais pelo caminho da luz.
Luiza de Oxum
e
Igor de Oxum
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir