Pesquisar

quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Nações Africanas

 Nações Africanas 

Desde o descobrimento do Brasil se vê religiões afro sendo cultuadas em certos grupos de pessoas, na verdade quando os negros foram tirados de seu continente para serem escravizados, para que não perdessem sua essência levaram para cada parte do planeta sua religião. 

A África sendo um enorme continente abrigava vários povos, e cada pedaço daquele território tinha um reino que cultuavam divindades de formas diferentes, assim surgiram as nações do candomblé. Mostraram ao mundo essa cultura religiosa, visto que com o fim de seus grandes reinos, os africanos foram obrigados a se fortalecerem na fé, a espalhar memórias e falas sob sua cultura, pois essas eram as únicas maneiras de acreditarem que ali não terminaria a história de uma nação. 

Desde cedo o homem acredita em energias, e sabe se que essas energias têm influências em tudo no nosso planeta. Cada região cultuava essas energias com um nome diferente, que são os Orixás, Inkices e Voduns.

Entre todas essas regiões podemos citar a região nagô, a região daomeanos, a região bantu, a região angola conjolês,as regiões islamizadas. E cada região se dá a um culto diferente chamados assim de nação.

As nações nagôs originam-se no Sul, conhecida também como grupo iorubá, nela encontramos os Candomblés Nagô Egbá, Ijexá, Ketu, Efan, Xambá de Pernambuco e Batuque do Rio Grande do Sul.

A região de Daomé é conhecida como Benin, os Candomblés que são de sua origem são Fon, Fanti, Krumans, Agni, Mina, Éwé, Ashanti, Nzema e Timini.

As nações Bantu localizam-se principalmente na África subsariana, na Contra Costa, conhecido principalmente pelos Moçambique Angola, Cabinda e Congo.

No Brasil as nações mais cultuadas são Angola, Ketu e Jeje cada uma delas possuem diferentes características como os cantos e rituais. O candomblé Ketu é o mais conhecido no Brasil e segundo lendas africanas iniciou se na Bahia, por princesas de Ketu e Oyó, escravas trazidas do continente africano que de alguma maneira precisavam salvar sua cultura.

Os orixás cultuados na nação Yorubá estão também predominante no idioma utilizado. Também existem diferenças no toque dos atabaques, nos símbolos e cores de cada Orixá.

Os ensinamentos do Ketu são trazidos pelos Babalorixás e Yalorixás. Na nação Ketu existe uma pessoa especifica para o culto com os Eguns – chamado de Ojé , pois o sacerdote responsável pelos orixás não se envolvem com as energias de Eguns.

A nação angola é considerada afro-brasileira pois é o resultado da mistura de  alguns povos de regiões distintas no território africano. Quem já frequentou diferentes casas de Candomblé poderá notar que os cantos, dança e batidas dos tambores de Angola são bem diferentes. Quando fala-se de cargos dentro dessa casa também encontra se nomes diferentes, como o Pai de Santo é chamado de Tata Nkisi e a Mãe de Santo, Mametu Nkisi. Os Orixás são chamados Inquices (Inkices), e Deus é chamado de Zambi. Para iniciação na religião há várias etapas como o batismo que é o Massangá, onde se faz a cabeça do iniciado, nesse processo usa-se o Obi e a água doce, depois o Bori, a raspagem da cabeça, a obrigação de 1 ano, depois uma obrigação de 3 anos (para mudança do grau), e depois a de 5 e pôr a último de 7 anos, após esse período a pessoa poderá se tornar um Tatá ou Mamety Nkisi. Um costume interessante é uma bandeira branca em casas de angola que simboliza Mukuiú N´zambi, a nação.

A nação Jeje encontra-se no Brasil em diversas casascom cultos diferentes, sua origem foi no Maranhão, mas espalhou-se pelo Nordeste (principalmente Bahia e Pernambuco) e depois para São Paulo e Rio Grande do Sul. Em casas de Jeje os Orixás são chamados de Voduns, e Deus é chamado de Mawu (a Lua). Há uma lenda que Mawu encontrava-se com seu amado Lissa (Sol) durante o eclipse, dando assim origem aos 14 Voduns.

No Maranhão conhecido também como Tambor de Mina, as casas de Jeje necessitam de um amplo espaço, pois precisam de Casa de Legba, onde realizam as obrigações maiores, pequenas casas das divindades, um barracão central para as danças, quartos para dormir, se vestirem e fazerem os alimentos. Para iniciar se em uma casa de jeje necessita de um período em confinamento que pode durar de 6 meses há 1 ano. Durante esse processo tudo sobre os rituais e cultura será ensinado.

Cada nação tem sua particularidade, não podendo esquecer que essa cultura fez parte da formação do Brasil, foram anos de tradições de um povo que tiveram sua  continuidade ameaçada com a exploração que sofreram, porém a energia é mais forte e as nações se mantiveram  e se espalharam por todo o mundo por meio da luta e do sangue de cada um desses africanos que acreditaram no seu berço e na sua nação.

Luan de Ogum 

Nenhum comentário:

Postar um comentário