Pesquisar

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Leis Herméticas

  Leis Herméticas

  Qual é a importância de se conhecer as sete leis herméticas? A importância se justifica no fato que poder é conhecimento, é fazer melhores escolhas no dia dia e por consequência ter melhores resultados, seja em que área da vida for, na saúde física, mental, na parte financeira, na profissão, nos relacionamentos e sobretudo nossa área espiritual. O conhecimento das leis herméticas pode impactar positivamente a sua vida, se for entendido, aceito e aplicado. Como diz um velho ditado: “conhecimento sem aplicação é pura perda de tempo”. 


   As Leis Herméticas foram ditadas por Hermes Trismegistos e são consideradas leis universais, ele inicia dizendo:

    “Tudo é Duplo; tudo tem polos; tudo tem o seu oposto; o igual e o desigual são a mesma coisa; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em grau; os extremos se tocam; todas as verdades são meias verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados.”

                                               OS SETE PRINCÍPIOS HERMÉTICOS

I. O Princípio de Mentalismo. 

II. O Princípio de Correspondência.

III. O Princípio de Vibração.

IV. O Princípio de Polaridade.

V. O Princípio de Ritmo.

VI. O Princípio de Causa e Efeito.

VII. O Princípio de Gênero.

                                                       O Principio de Mentalismo

      “O TODO é MENTE; o Universo é Mental.” – O Caibalion –

    Este princípio contém a verdade que Tudo é Mente. Explica que O TODO (que é a realidade substancial que se oculta em todas as manifestações e aparências que conhecemos sob o nome de Universo Material, Fenômenos da Vida, Matéria, Energia, numa palavra, sob tudo o que tem aparência aos nossos sentidos materiais) é ESPÍRITO, é INCOGNOSCÍVEL e INDEFINÍVEL em si mesmo, mas pode ser considerado como uma MENTE VIVENTE INFINITA e UNIVERSAL.

    Com a chave-mestra em seu poder, o estudante poderá abrir as diversas portas do templo psíquico e mental do conhecimento e entrar por elas livre e inteligentemente. Este Princípio explica a verdadeira natureza da força, da energia e da matéria, como e por que todas elas são subordinadas ao domínio da mente. 

    Um velho Mestre hermético escreveu, há muito tempo: “Aquele que compreende a verdade da natureza mental do universo está bem avançado no caminho do domínio.” E estas palavras são tão verdadeiras hoje, como no tempo em que foram escritas, pois sem esta Chave-Mestra, o domínio é impossível, e o estudante baterá em vão nas diversas portas do Templo.

    “As leis herméticas trazem a compreensão de que nada está solto no universo.”

                                                      O Principio de Correspondência

    O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima.” – O Caibalion –

    Este princípio contém a verdade que existe uma correspondência entre as leis e os fenômenos dos diversos planos da existência e da vida. O velho axioma hermético diz estas palavras: “O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima", a compreensão deste princípio dá ao homem os meios para explicar muitos paradoxos obscuros e segredos da natureza. 

    Existem planos fora dos nossos conhecimentos, mas quando lhes aplicamos o Princípio de Correspondência chegamos a compreender muita coisa que de outro modo nos seria impossível compreender. Este princípio é de aplicação e manifestação universal nos diversos planos do universo material, mental e espiritual: é uma Lei Universal.

                                                     O Princípio de Vibração

    “Nada está parado; tudo se move; tudo vibra.” – O Caibalion –

   Este princípio encerra a verdade que tudo está em movimento: tudo vibra; nada está parado; fato que a Ciência moderna observa, e que cada nova descoberta científica tende a confirmar. E contudo,  este Princípio hermético foi enunciado há milhares de anos pelos Mestres do antigo Egito.

   Também explica que as diferenças entre as diversas manifestações de matéria, energia, mente e espírito, resultam das ordens variáveis de Vibração. Desde O TODO, que é Puro Espírito, até a forma mais grosseira da matéria, tudo está em vibração, quanto mais elevada for a vibração, tanto mais elevada será a posição na escala. A vibração do Espírito é de uma intensidade e rapidez tão infinitas que praticamente ele está parado, como uma roda que se move muito rapidamente parece estar parada.

    “Nada está parado; tudo se move; tudo vibra.” –

   O conhecimento deste Princípio, com as fórmulas apropriadas, permite ao estudante Hermetista conhecer as suas vibrações mentais, assim como também a dos outros. Só os Mestres podem aplicar este princípio para a conquista dos fenômenos naturais, por diversos meios: “Aquele que compreende o Princípio de vibração alcançou o cetro do poder”.

    “Quando você joga o jogo da vida a partir das regras do Universo, você ganha força.  “

                                                     O Principio de Polaridade

    “Tudo é Duplo; tudo tem pólos; tudo tem o seu oposto; o igual e o desigual são a mesma coisa; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em grau; os extremos se tocam; todas as verdades são meias verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados.” – O Caibalion –

    Este Princípio encerra a verdade: tudo é duplo; tudo tem dois polos; tudo tem o seu oposto, que formava um velho axioma hermético. Ele explica os velhos paradoxos, que deixaram muitos homens perplexos, e que foram estabelecidos assim: A tese e a antítese são idênticas em natureza, mas diferentes em grau; os opostos são a mesma coisa, diferindo somente em grau; os pares de opostos podem ser reconciliados; os extremos se tocam; tudo existe e não existe ao mesmo tempo; todas as verdades são meias-verdades; toda verdade é meio-falsa; há dois lados em tudo, etc.

    Ele explica que em tudo há dois polos ou aspectos opostos, e que os opostos são simplesmente os dois extremos da mesma coisa, consistindo a diferença em variação de graus. Por exemplo: o calor e o frio, ainda que sejam opostos, são a mesma coisa, e a diferença que há entre eles consiste simplesmente na variação de graus dessa mesma coisa.

    Olhai para o vosso termômetro e vede se podereis descobrir onde termina o calor e começa o frio! Não há coisa de calor absoluto ou de frio absoluto; os dois termos calor e frio indicam somente a variação de grau da mesma coisa, e que essa mesma coisa que se manifesta como calor e frio nada mais é que uma forma, variedade e ordem de vibração.

    Assim o calor e o frio são unicamente os dois polos daquilo que chamamos calor; e os fenômenos que daí decorrem são manifestações do princípio de polaridade. O mesmo princípio se manifesta no caso da luz e da obscuridade, que são a mesma coisa, consistindo a diferença simplesmente nas variações de graus entre os dois polos do fenômeno: Onde cessa a obscuridade e começa a luz? Qual é a diferença entre o grande e o pequeno? Entre o forte e o fraco? Entre o branco e o preto? Entre o perspicaz e o néscio? Entre o alto e o baixo? Entre o positivo e o negativo.

    O Princípio de Polaridade explica estes paradoxos e nenhum outro princípio pode excedê-lo. O mesmo Princípio opera no Plano mental, permitiu-nos tomar um exemplo extremo: o do amor e o ódio, dois estados mentais em aparência totalmente diferentes. E, apesar disso, existem graus de ódio e graus de amor, e um ponto médio em que usamos dos termos igual ou desigual, que se encobrem mutuamente de modo tão gradual que às vezes temos dificuldades em conhecer o que nos é igual, desigual ou nem um nem outro.

    O conhecimento do Princípio habilitará o discípulo a mudar a sua própria Polaridade, assim como a dos outros, se ele consagrar o tempo e o estudo necessário para obter o domínio da arte.

                                                      O Principio de Ritmo

    “Tudo tem fluxo e refluxo; tudo, em suas marés; tudo sobe e desce; tudo se manifesta por oscilações compensadas; a medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda; o ritmo é a compensação.” – O Caibalion –

    Este princípio contém a verdade que em tudo se manifesta um movimento para diante e para trás, um fluxo e refluxo, um movimento de atração e repulsão, um movimento semelhante ao do pêndulo, uma maré enchente e uma maré vazante, uma maré alta e uma maré baixa, entre os dois polos, que existem, conforme o princípio de polaridade de que tratamos há pouco.

    Existe sempre uma ação e uma reação, uma marcha e uma retirada, uma subida e uma descida. Isto acontece nas coisas do Universo, dos sóis, dos mundos, dos homens, dos animais, da mente, na energia e na matéria. Tudo tem fluxo e refluxo.

                                                      O Principio de Causa e Efeito

    “Toda a Causa tem seu Efeito, todo Efeito tem sua Causa; tudo acontece de acordo com a Lei; o Acaso é simplesmente um nome dado a uma Lei não reconhecida; há muitos planos de causalidade, porém nada escapa à Lei.” – O Caibalion –

     Este princípio contém a verdade que há uma causa para todo o efeito e um efeito para toda a causa. Explica que: tudo acontece de acordo com a Lei, nada acontece sem razão, não há coisa que seja casual; que, no entanto, existem vários planos de causa e efeito, os planos superiores dominando os planos inferiores, nada podendo escapar completamente da Lei.

    Os Hermetistas conhecem a arte e os métodos de elevar-se do plano ordinário de Causa e Efeito, a um certo grau, e por meio da elevação mental a um plano superior tomam-se causadores em vez de efeitos.

    As massas do povo são levadas para a frente; os desejos e as vontades dos outros são mais fortes que as vontades delas; a hereditariedade, a sugestão e outras causas exteriores movem-nas como se fossem peões no tabuleiro de xadrez da Vida. Mas os Mestres, elevando-se ao plano superior, dominam o seu gênio, caráter, suas qualidades e poderes, tão bem como os que o cercam e tornam-se motores em vez de peões. Eles ajudam a jogar a criação, quer física, quer mental ou espiritual, é possível sem partida da vida, em vez de serem jogados e movidos por outras vontades e influências. Empregam o Princípio em lugar de serem seus instrumentos. Os Mestres obedecem à causalidade do plano superior, mas ajudam a governar o nosso plano.

    Neste preceito está condensado um tesouro do Conhecimento hermético: aprenda-o quem quiser.

                                                      O Principio de Gênero

    “O Gênero está em tudo; tudo tem o seu princípio masculino e o seu princípio feminino; o gênero se manifesta em todos os planos.” – O Caibalion –

    Este princípio encerra a verdade que o gênero é manifestado em tudo; que o princípio masculino e o princípio feminino sempre estão em ação. Isto é certo não só no plano físico, mas também nos planos mentais e espirituais. No plano físico este Princípio se manifesta como sexo, nos planos superiores toma formas superiores, mas é sempre o mesmo Princípio.

    Nenhuma criação, quer física, quer mental ou espiritual, é possível sem este Princípio, A compreensão das suas leis poderá esclarecer muitos assuntos que deixaram perplexas as mentes dos homens.

    O Princípio de Gênero opera sempre na direção da geração, regeneração e criação. Todas as coisas e todas as pessoas contêm em si os dois elementos deste grande Princípio.

     Todas as coisas machos têm também o elemento feminino; todas as coisas fêmeas têm o elemento masculino. Se compreenderdes a filosofia da Criação, Geração e Regeneração mentais, podereis estudar e compreender este Princípio hermético. Ele contém a solução de muitos mistérios da vida, este Princípio não tem relação alguma com as teorias e práticas luxuriosas, perniciosas e degradantes, que têm títulos empolgantes e fantásticos, e que nada mais são do que a prostituição do grande princípio natural de Gênero.

    Tais teorias, baseadas nas antigas formas infamantes do Falicismo, tendem a arruinar a mente, o corpo e a alma; e a Filosofia Hermética sempre publicou notas severas contra estes preceitos que tendem à luxúria, depravação e perversão dos princípios do Natureza, mas, se desejais tais ensinamentos podeis procurá-los noutra parte: o Hermetismo nada contém nestas linhas que sirva para vãs. Para aquele que é puro, todas as coisas são puras; para os vis, todas as coisas são vis e baixas.

    “A experiência espiritual e indizível. É preciso viver."

Os sete princípios herméticos são:

1. Mentalismo – o todo é mente, o universo é mental;

2. Correspondência – correlação entre os planos;

3. Vibração – nada está parado;

4. Polaridade – tudo é dual;

5. Ritmos – tudo é fluxo, ciclos do universo;

6. Causa e efeito – não existe acaso;

7. Gênero – feminino e masculino. 

Michael de Oxalá

Nenhum comentário:

Postar um comentário