O Catimbó de Jurema
O catimbó de jurema sagrada é uma religião que foi fundada entre os séculos XVI e XVII no nordeste brasileiro, a religião deu origem aos povos indígenas, europeus e africanos. O catimbó de jurema baseia-se no culto em torno da árvore de jurema, o que é a árvore jurema? A árvore jurema é uma planta sagrada, para nós umbandistas, catimbozeiros e católicos. Uma curiosidade é que a coroa de espinhos de Jesus foi feita com galhos de Jurema.
Os trabalhos espirituais que ocorrem ao culto de jurema são muitas vezes realizados em rodas, os médiuns ficam girando em volta do trabalho que está sendo realizado, assim chamado de jurema de roda. Outra forma que este trabalho ocorre é a jurema de chão, quando todos os médiuns ficam sentado em volta do trabalho e os instrumentos de trabalhos, como os maracás (um instrumento musical) os cachimbos de jurema e angico (utilizados para limpezas e para firmar os trabalhos), as bebidas como o licor de jurema (uma bebida feita pelos mestres juremeiros com a finalidade de levar o nós encarnados a conexão com o mundo espiritual) ficam dispostos no centro da roda.
Os guias espirituais que se manifestam nestes trabalhos são os mestres juremeiros, mas não se apegue nisso pois na jurema pode ocorrer uma mistura entre os mestres, princesas, caboclos, pretos velhos, boiadeiros, marinheiros, ciganos, malandros, entre outros. A manifestação mais comum é dos Mestres Juremeiros, eles que trazem consigo muito conhecimento e fazem trabalhos muitas vezes direcionados a limpezas espirituais. Os mestres gostam muito de cantar e dançar e em cada rezo cantados por eles trazem um ensinamento diferente.
Saravá Jurema Sagrada
Emily de Oxumarê
Nenhum comentário:
Postar um comentário