Pesquisar

segunda-feira, 18 de junho de 2018

Espírito e Matéria

 Espírito e Matéria

Continuando o estudo do capítulo II do Livro dos Espíritos, neste texto vou relatar sobre Espírito e matéria. Neste contexto, Kardec indaga em primeira questão se a matéria existe desde toda eternidade ou se Deus a criou e a resposta em questão é sim. Pois Deus vem antes de tudo, modelo de amor e caridade. Kardec define a matéria como algo que prende o espírito, um intermediário do qual o espírito atua, define também o espírito como o princípio inteligente do Universo. Espírito e matéria são claramente diferentes, mas segundo o Livro dos Espíritos trata-se o conjunto do espírito e matéria algo necessário para formação da matéria. 


Afirma também neste tópico que se pode formar espírito sem a matéria e matéria sem o espírito, pelo pensamento. Espírito e matéria são considerados elementos gerais do universo, mas acima deles está Deus. Os três juntos, juntamente com o fluido universal que desempenha o papel de intermediário entre a matéria e o espírito, são o princípio de tudo.
Assim como no espiritismo, a Umbanda também vê o espírito como seres inteligentes que estão no Universo. Encarnados ou não são sempre espíritos, quando encarnados possuem o corpo material e espiritual (períspirito), desencarnados apenas o espiritual. A matéria por sua vez é vista como algo inerte, que precisa do comando de um espírito. Matéria depende de um espírito, por exemplo, um corpo físico precisa de um espírito para se movimentar e ter vida. Se o corpo espiritual está machucado muitas vezes você vai sentir dor no seu corpo físico. 


Ana Clara de Logunam 

Nenhum comentário:

Postar um comentário