Pesquisar

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Caridade

Caridade

  Dando inicio a este texto, pensemos na seguinte pergunta: para você o que significa caridade? A caridade nada mais é que praticar o amor ao próximo e para nós umbandistas essa palavra descreve quem somos. Quando eu me tornei Umbandista a caridade já fazia parte da minha vida e quanto mais conhecimento adquiria, mais ela se tornava essencial em meu viver. 
Em situações normais é comum que as pessoas façam caridade em datas especiais como a páscoa, dia das crianças e Natal, uma vez que tais datas despertam um sentimento maior de empatia pelo próximo. Atualmente estamos passando por tempos difíceis devido a pandemia que assola o mundo mas apesar das dificuldades, o desejo de fazer a caridade começou a despertar com maior intensidade nas pessoas e podemos perceber isso através dos pequenos gestos diários de cuidado uns com os outros e de doações feitas aos mais necessitados. São gestos lindos de se ver!


Contudo, há pessoas que necessitam de mais que alimentos e roupas, elas precisam de afeto, atenção e, apesar de no momento não ser possível abraçar fisicamente devido ao distanciamento social, podemos fazer com as pessoas se sintam abraçadas e acolhidas através de palavras de conforto. O abraço alimenta a alma e, em sua falta, devemos encontrar outras formas de suprimento.
Quem pratica a caridade não precisa de reconhecimento e status de pessoa generosa, precisa apenas do sentimento de pura gratidão e de missão cumprida que surgirá em seu coração após doar um pouco de si para quem precisa, de dormir tranquilo sabendo que fez a diferença na vida de alguém. 
Mas meus irmãos, saibam nem sempre receberão sorrisos em troca do bem que fazem, também encontrarão a ingratidão daqueles que não conseguem se satisfazer com o que recebem. Se você que estiver lendo este texto e já tiver passado por isso, vou lhe dar um conselho: não desanime, pois para tudo na vida sempre existem dois lados, o bem e o mal, o sim e o não, a gratidão e a ingratidão. Em qualquer situação faça tudo por amor e nunca pelo reconhecimento. Caridade é a forma mais simples de amar ao próximo.

Axé!
  Maísa de Oxalá

Nenhum comentário:

Postar um comentário