Pesquisar

terça-feira, 25 de maio de 2021

Características dos filhos dos orixás: Linha do conhecimento

 

Características dos filhos dos orixás: Linha do conhecimento

 

Na terceira linha da Umbanda estão os orixás regentes Oxóssi e Obá.

A manifestação dos orixás em cada linha se dá em pares, suas características se contrapõem e, ao mesmo tempo, se complementam, gerando um equilíbrio cósmico, espiritual, universal e energético.

Portanto, em cada linha da Umbanda existe um orixá que irradia sua energia de forma irrestrita (expansor) e o outro irradia energia que corrige, consome e depura os desequilíbrios no campo de atuação de cada linha (absorvedor). No exemplo da linha do conhecimento, Oxóssi irradia sua energia expansora do conhecimento e da busca pelo conhecimento; já Obá auxilia os seres na síntese, no foco e na concentração destes conhecimentos com sua energia absorvedora.

Seguindo, na linha do conhecimento (terceira linha da Umbanda) temos os orixás Oxóssi (irradiador) e Obá (absorvedor) e veremos a seguir as características básicas dos filhos destes orixás, objeto deste singelo estudo.



Filhos de Oxóssi: os filhos de Oxóssi são alegres, extrovertidos, animados, muito honestos, cooperativos, criativos, curiosos, faladores, ágeis, gostam de ajudar (não negam ajuda as pessoas a sua volta) e se preocupam bastante com os outros. São pessoas que não ficam adiando as coisas que deve fazer, já vai e faz, até porque eles não gostam de ficar parados, gostam de ação (para eles vale o seguinte: “não deixe para depois o que pode fazer agora”).

Seu raciocínio é muito rápido e são voltados a solução; por exemplo, se tem um problema não fica olhando o problema, ele já quer ir direto para a solução. São guerreiros, lutadores e é muito raro algo conseguir abatê-los, parece que a energia da vida flui facilmente para essas pessoas. Tem bastante dificuldade em demonstrar seus sentimentos aos outros e prezam muito pela liberdade; não gostam de ficar presos. Quando amam são muito zelosos e fiéis, mas não toleram ser enganados. Magoam-se com facilidade e caso você venha perder a amizade de um filho de Oxóssi, saiba que será para sempre. Os filhos de Oxóssi não aceitam serem enganados de nenhuma forma. São ótimos trabalhadores, muito focados e determinados.

Quando entram no negativo (lembrando que o negativo não é o orixá e sim a energia do orixá que vibra na pessoa; essa energia que está negativa, ou seja, vai manifestar de forma contrária) ficam fechados, não querem saber de ninguém, nem contato social, não querem sair, se tornam arrogantes, com palavras que machucam as pessoas e passam a ser preguiçosos.

Por fim, Oxóssi está ligado a tudo que é natural, à natureza, inclusive dons como a dança, o canto e as artes plásticas. Viver em sintonia com esse orixá é esperar a positividade e buscar no mundo o que ele naturalmente nos oferece. Por amar tanto tudo que naturalmente possuímos, ele também representa um pouco de preguiça e comodidade, pois, para poder contemplar é necessário paciência e tempo de relaxamento.

Oke Arô Oxóssi.

 

Filhos de Obá: os filhos de Obá são simples em estilo de vida, mas tem grande conhecimento. Muito esforçados, bondosos, focados, tem muita força de vontade, mas podem se tornar vingativos. São um pouco antissociais e muito sinceros, devido a isso podem afastar pessoas mais sensíveis. Por vezes chegam a ofender com sua sinceridade e isso faz com que tenham dificuldade em fazer amigos, mas suas poucas amizades são duradoras. São ingênuos, teimosos, muito ciumentos, desconfiados e inseguros.

Frequentemente passam uma imagem e são outra. Por exemplo, passam uma imagem de delicado, sensível, inocente, mas, na realidade, são fortes, determinados e lutadores.

Os filhos de Obá, na maioria das vezes, sofrerem de um certo complexo de inferioridade e costumam ser secos e ríspidos com os que rodeiam. Quando os filhos deste orixá então no negativo eles entram totalmente no oposto do que são e se eles são racionais entram para o emocional, mas o emocional negativo; aquela pessoa focada, racional vira uma pessoa com explosão de raiva, briguenta, possessiva e extremamente vingativa.

Akiro Obá Yê.

 Sempre buscando o equilíbrio, seguimos estudando as características dos filhos dos orixás da Umbanda.

Muito axé a todos vocês e bom estudo.

Ana de Iansã

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário