Pesquisar

segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Exu

Exu

    Quem é Exu? Exu é em si o “vazio absoluto” existente no exterior de Deus.

   Deus (Olorum) para iniciar a sua criação necessitava de um vazio, então deu a existência a exu e a sustentação para que a partir desse estado, para que tudo o que é criado tenha o seu lugar na criação. Exu é o guardião do vazio absoluto, ele é o primeiro estado da criação a ser manifestado por Oxalá, então Exu é o primeiro Orixá manifestado por Deus, o mais velho e o primeiro a ser cultuado. 

    Na Umbanda, Exu não é apenas Orixá, mas também é o mensageiro dos Orixás e guardião protetor dos templos e terreiros. Trabalha conduzindo energias pesadas, desfazendo demandas e é responsável pela abertura de caminhos.

    Ao contrário do que muitos pensam, Exus não são entidades do mal. Apenas pessoas que não conhecem Exu os confundem com quiumbas, ou espiritos zombeteiros e trevosos. Em algumas religiões existem a associação da palavra Exu com demônio, por puro preconceito e intolerância religiosa. A palavra Exu é uma palavra Yorubana que se refere a uma divindade cultuada por tal povo. Sua primeira tradução foi feita por um ex-escravo na África, que se tornou padre evangelizador e para enfraquecer tal crença na época traduziu tal palavra como demônio, com intuito de expandir o catolicismo e enfraquecer a fé yorubana. O tempo foi passando e os escravos negros no Brasil sofrendo cada vez mais com seus patrões. Diante disso, pegaram sua fé e a usaram como forma de amedrontar seus patrões com intuito de sofrer menos, sendo assim criaram imagens e nomes assustadores para Exu. Tal fato surtiu efeito pouco tempo, sendo proibidos no Brasil os cultos dos escravos de origem africana, contribuindo assim para o preconceito e o temor a tais religiões. Diante de tais fatos, a imagem dessas entidades de religiões afrodescendentes ficou associada a demônio e coisa ruim.

    Exu na verdade é um orixá guardião da comunicação, que faz parte das religiões de matriz africana, como Candomblé ,da Umbanda e a Quimbanda. É um dos Orixás mais conhecidos e cultuadas por essas religiões no Brasil juntamente com suas falanges de entidades. Exu tem a missão fazer a comunicação entre os seres humanos e o plano divino.

    Exu não é bom, Exu não é ruim, Exu é justo! E é essa neutralidade que faz com que Exu seja um mistério, tão amado e tão temido!

    Ele é o guardião! É ele quem guarda nossos caminhos, é ele quem luta contra o mau. Exu não tem medo, não tem meias palavras, não manda recado, é o soldado da linha de frente. São os verdadeiros guardiões e verdadeiros cobradores do carma. Exu é responsável pelos espíritos caídos, combatendo o mal e cuidando para que o mundo astral não se desestabilize, pois Exu vai onde tem que ir e entra onde precisa entrar. 

    Exu faz o trabalho pesado, sem medo, sem preocupação, ele corta demanda, desfaz trabalho, desfaz feitiços e magia negra. Ajudam nos descarregos e são muito bons para desobsessões tirando os espíritos obsessores e trevosos e os encaminhando para a luz ou para onde suas penas deverão ser cumpridas.

    Exu é quem traz as consequências do que fazemos. Exu é justo, por isso ninguém recebe mais do que merece e ninguém paga mais do que deveria.

Roupagens fluídicas

    Sua aparência muitas vezes serve para assustar e intimidar. Exu pode se apresentar várias de maneiras, dependendo de onde e porque está lá. Suas emanações vibratórias são pesadas e algumas vezes perturbatórias.

    Suas roupas quando lhe são permitido usar podem ser preta e vermelha, ou preto e branco e conter outras cores dependendo da irradiação a qual corresponde o orixá que o rege. Completa a sua vestimenta o uso de cartola, chapéu, capas, véu, bengalas e punhais. A roupagem fluídica varia de acordo com o seu grau evolutivo, função, missão e localização.

    Exus são muitos famosos por suas gargalhadas, charutos e marafos. Através do som da gargalhada, os tragos em seus charutos e goles em suas bebidas, eles têm acesso a campos energéticos alterando vibrações, ou em outras palavras, são suas ferramentas de trabalho onde limpam energias mais densas, recolhendo espíritos, limpando, abrindo caminhos para outras energias e entidades.

Dia da semana e data comemorativa

    O dia da semana atribuído a Exu é segunda-feira e 13 de junho é seu dia comemorativo. A data faz com que, no sincretismo com a religião católica, Exu seja representado por Santo Antônio.

Oferendas a Exu

    É bastante comum que as oferendas para Exu sejam feitas em cruzamentos de ruas ou outros lugares semelhantes, chamados de encruzilhadas, também em cemitérios ou os diversos pontos de força que ali habitam.

Os filhos de Exu

    Os filhos de Exu normalmente são pessoas que tem como características mais notáveis: alegria, intensidade, carisma, senso de justiça, sensualidade e muita paixão pela vida.

Saudações a Exu

Laroyê, Exu!

A expressão Laroyê, Exu é uma saudação à exu e que pode ser interpretada como como "Salve, mensageiro".

Exu Mojubá!

Essa expressão Exu é Mojubá pode ser traduzida como Exu a vós meu respeito!

Exu odara!

Esse termo é utilizado para dizer é um exu bom, que é um exu guia, que mostra o caminho para as pessoas, que vai na frente. 

Karol de Xangô


Nenhum comentário:

Postar um comentário