Pesquisar

segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Orixá Ibeijis e Erês

Ibeiji e Erê

    Hoje nós vamos conversar sobre o orixá que rege a linha de trabalho das crianças na umbanda, entender melhor qual é a natureza desta energia que se manifesta em tudo que existe no universo, a origem da palavra Ibeji e erê, bem como o significado das mesmas.

    Cada linha de trabalho na umbanda é sustentada por um orixá. A linha dos pretos velhos é sustentada por Obaluaê, a linha dos caboclos por Oxóssi, a linha dos marinheiros quem rege é Iemanjá, a linha da esquerda é sustentada pelo Orixá Exú e da mesma maneira a linha das crianças é sustentada por um Orixá chamado Ibeiji.

    Ibeiji nada mais é do que a energia divina que representa a primeira fase da vida, o início, a infância, a pureza e a inocência. De acordo com o idioma Iorubá a palavra Ibeiji é uma composição de duas palavras: Ibi = que significa "nascer  e Eji = que significa "dois"; nascer dois; gêmeos.

    Quando ouve o sincretismo católico deste Orixá, levou-se em conta essa característica do Orixá ser dois irmãos e é por isso que Ibeiji é sincretizado com os santos católicos Cosme e Damião e também com os santos católicos Crispim e Crispiniano.

    Quando o Orixá Ibeiji veio aqui para o Brasil, trazidos pelos escravos que inicialmente falavam o idioma Iorubá, eles começaram a se referir a este Orixá com a expressão (Erê) , que significa brincar ou brincadeira e essa palavra se tornou tão difundida entre nós aqui no Brasil, que hoje Erê e criança são praticamente sinônimos na umbanda.

    Erês,crianças ou ibeijada, como também são conhecidos, são espíritos que se manifestam em um terreiro a fim de realizar consultas e trabalhos que forem necessários.

    Há quem entenda que os erês são seres encantados, nunca vieram ao plano espiritual. Outras correntes de pensamento afirmam que são espíritos que em sua última encarnação, desencarnaram ainda crianças.. dos 7 aos 12 anos de idade, e há quem acredita que estas entidades são um arquétipo de criança.

    O dia 27 de Setembro é que se comemora o dia de Erê, as oferendas para esta entidade são: balas, bombons, pipocas, cocadas, pirulitos, refrigerantes, chocalhos, apitos entre outros brinquedos de criança.

   Christian de Ogum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário