Pesquisar

quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Pombagira

 Pombagira

    Pombagira é uma das entidades da linha da esquerda na Umbanda, que atua nas questões emocionais em geral, irradiando a força do Orixá Pombagira, o qual age nos desejos humanos e nos estímulos de conquistar aquilo que se deseja.

    Há uma caracterização errônea de que Pombagira seria o Exú feminino, contudo, tal fato não é verdade, ambos são parceiros na linha da esquerda, cada usando seus pontos de força e conhecimento. Usando o principio do gênero contido nas leis herméticas e também dentro da lei de umbanda onde tudo há um polo do sagrado masculino e sagrado feminino, temos assim na linha da esquerda Exu (masculino) e Pombogira (feminino).     

    A pombagira se apresenta de maneira marcante, com características expressivas de alegria, irreverência e sensualidade, não gostam de ambientes tristes e geralmente utilizam roupas exuberantes, maioria preta e vermelha, com fitas, babados e rendas. Algumas bebem champagne e fumam, não podendo estabelecer isso como regra para todas essas entidades. 

    Estes espíritos são conhecedores dos sonhos e paixões humanas, bem como dos defeitos e qualidades, atuam com auxílio e guarda nos planos vibracionais mais baixos, visando o combate do mal, por isso atuam com vibração muito próxima a da Terra, orientados àqueles que procuram por ajuda e orientação, quebrando demandas e abrindo caminhos, já movimentando as energias e emoções durante os atendimentos. 

    Cabe ressaltar que Pombagira, bem como as demais entidades da esquerda são espíritos de luz da Umbanda, que assim como os demais praticam o AMOR e a CARIDADE, portanto, estas entidades NÃO FAZEM AMARRAÇÃO, mas sim trabalha com emoções e sentimentos, buscando sempre realinhar primeiramente o amor próprio do consulente. 

    Esta entidade é foi taxada pelas pessoas sem conhecimento como prostitutas, mulheres da vida, contudo, esse erro surgiu porque a pombagira busca estimular a autoestima das mulheres, o amor próprio e fortalecê-las, o que era no inicio da umbanda em 1908 uma aberração para a sociedade machista da época. 

Dia da semana: Segunda-Feira

Cores: Preto e Vermelho 

Velas: Vermelhas ou Pretas 

Pombagiras mais conhecidas: Maria Padilha, Maria Farrapo, Rosa Caveira, Quitéria, Sete Saias, Mulambo, dentre outras.

Mylene de Xangô.


Nenhum comentário:

Postar um comentário