Pesquisar

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Oxum

Oxum

    Hoje vamos abrilhantar nossos conhecimentos sobre Orixá Oxum. Oxum é um orixá com energia feminina que compõe a segunda linha da Umbanda, a linha do Amor, atua nessa linha irradiando o amor divino, justamente ao lado de Oxumarê que absorve todos os excessos desnecessários. Oxum é o amor divino que está em tudo que nos rodeia. Ela está em tudo, no amor pelo trabalho, pela vida, pela família, pela natureza, pelo próximo, por nós mesmos. Ou seja, só por Oxum existir o amor já é infinito.

    O nome Oxum significa: Senhora das águas, sendo esse o seu ponto de força, bem como os rios e cachoeiras. Esse conjunto de forças da natureza representa uma outra característica de Oxum: a geração da vida, pois toda vida precisa de água e minerais. Este Orixá também é responsável pela fecundação.

   O movimento dos rios de Oxum vem sempre nos lembrar que por maior que seja a dificuldade, o amor passa por tudo, por mais difíceis que sejam esses obstáculos, com o tempo o amor irá vencer de forma maleável e tranquila.

    A imagem de Oxum é uma representação de uma mulher bela, vestida de amarelo, portando ouro e com um espelho em suas mãos voltado para si mesma, chamado Abebé, para lembrar-nos sempre  de olhar para nosso interior, porque o amor começa lá. Pois olhando pra dentro de si, possamos reconhecer todos os nossos defeitos e erros para podermos corrigi-los, para  que o verdadeiro amor possa se manifestar deixando de lado o ego e o egoísmo, deixando brilhar o auto amor. Afinal, todo amor começa de dentro, para se amar o outro e tudo a nosso redor, primeiro devemos nos auto conhecer e se amar

    Os filhos de Oxum amam espelhos, joias e ouro; são impecáveis no trajar e não se exibem publicamente sem primeiro cuidar da vestimenta, do cabelo e, as mulheres, da pintura. As pessoas de Oxum são vaidosas, elegantes, sensuais, adoram perfumes, joias, roupas bonitas e tudo que se relaciona com a beleza. São chorões, muito determinados, estrategistas, também são muito intuitivos e sensitivos.

    Os filhos de Oxum preferem contornar habilmente um obstáculo a enfrentá-lo de frente. Sua atitude lembra o movimento do rio, quando a água contorna uma pedra muito grande que está em seu leito, em vez de chocar-se violentamente contra ela, por isso mesmo, são muito persistentes no que buscam, tendo objetivos fortemente delineados, chegando mesmo a ser incrivelmente teimosos e obstinados. Não toleram o que consideram injusto e adoram uma pirraça. Vão da beleza à destreza, da fragilidade à força, com toque feminino de bondade.

    Em nossa casa, Oxum tem sincretismo com Nossa Senhora da Conceição. Comemoramos seu dia em 8 de Dezembro e seu dia da semana é o sábado. Sua saudação é Ora iê iê ô que significa: Salve a senhora bondosa. Sua flor é o Lírio, a  cor é o amarelo e tem como elemento o Ouro. Suas ervas são: Camomila ,Erva doce ,Erva Cidreira, Manjericão. Em suas oferendas utilizamos: flores amarelas, lírios em geral, velas amarelas. As frutas: Frutas doces e amarelas como, mamão, laranja serra d’água, maracujá doce, melão, banana.

    Espero que esse texto possa ter levado um pouco do amor e axé de mamãe Oxum para seu dia! Muito axé! Saravá mamãe Oxum! Ora iê iê ô!

Clara de Oxum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário