Pesquisar

quinta-feira, 21 de março de 2024

Tribos Brasileiras

 TRIBOS BRASILEIRAS - TUPINAMBÁS

A umbanda cultua os nossos ancestrais brasileiros, sendo um deles os Caboclos, que são arquetipados dos índios brasileiros que habitavam nossas terras, com isso, vemos a importância do estudo de algumas tribos que viviam em nosso país. Hoje vamos escrever sobre a Tribo dos Tupinambás.
Esses povos indígenas habitavam originalmente a costa do Brasil, desde o Rio de Janeiro ao Maranhão. A história do Brasil é apresentada pela presença de diversas tribos indígenas, cada uma com suas particularidades e tradições. Os Tupinambás chegaram ao Brasil por volta do século XIII, vindos da região amazônica. Eles eram nômades e se deslocavam em busca de alimentos e recursos naturais.
Era uma tribo guerreira e possuíam uma complexa organização social. Eram divididos em clãs e eram liderados por caciques, onde cada clã possuía sua própria aldeia. Eles viviam de pesca, caça e agricultura e eram conhecidos também por sua habilidade na confecção de arco e flecha, que eram utilizados tanto para caça ou guerras. Em relação a religião acreditavam em vários deuses e realizavam rituais para agradá-los, sendo que o Pajé era o mediador entre o mundo invisível dos espíritos e dos homens, além dos dons de curandeiros que os mesmos possuíam.
Essa tribo praticava rituais xamânicos e acreditavam que todos os elementos naturais possuíam espíritos.  Tinham uma ligação muito forte com a natureza e sempre pediam proteção espiritual e honravam os seus ancestrais Eles também praticavam o canibalismo como parte dos seus rituais religiosos, pois, alguns estudiosos explicam que os homens canibalizados eram guerreiros capturados em guerras. O corpo desses rivais era alimentado em cerimônias com presença de vários elementos ritualísticos. O canibalismo, na maioria dos casos, possuía algum fundamento místico, como a necessidade de espantar a violência do grupo, através do sacrifício de membros de fora.


A língua que se comunicavam era o tupi-guarani e usavam gestos e sinais para se comunicar com outras tribos. Essa tribo construía suas casas de palha e madeira, que eram chamadas de oca. 
Com as chegadas dos colonizadores portugueses no país essa tribo foi extremamente afetada. A exploração dos recursos naturais e a escravização dos indígenas foram algumas das consequências dessa chegada, apesar de lutarem durante um tempo, ao passar dos anos, muitos foram escravizados e mortos. 
Por fim, podemos ver a importância de estudar a história dos nossos ancestrais para entender a importância do trabalho que as entidades denominadas Caboclos nos trazem com toda essa bagagem de conhecimento histórico e de cura para os dias de hoje dentro dos terreiros de Umbanda.

Marina de Nanã Buruquê

Nenhum comentário:

Postar um comentário