Cuidados com os materiais de trabalho dos guias
Acho que o mais importante que eu posso falar pra vocês nesse estudo é sobre o respeito. Tudo dentro do terreiro é sagrado. O congá, as imagens, os instrumentos da curimba,a pasta de pontos, tudo é sagrado. E por ser sagrado deve ser manipulado com respeito e cuidado, tanto dentro como fora do terreiro. Então, por exemplo, se você é responsável por fazer o fumo ou a bebida daquela entidade, você não vai fazer de qualquer jeito. Você vai tirar um tempo pra colher aquelas ervas, vai colocar pontos pra você ouvir ou vai ficar cantando os pontos daquele arquétipo enquanto você faz o trabalho. Não é pra ser feito de qualquer maneira porque você está manipulando algo sagrado que vai ajudar várias pessoas depois que passar por você. O mesmo pensamento tem que ser mantido durante o cuidado com os demais materiais das entidades e não apenas daquela que você cambona ou incorpora e sim de todas as entidades.
Perguntado sobre sua visão sobre os cuidados com os materiais dos guias, o Caboclo 7 Flechas disse: “... É importante assim como guardar qualquer coisa pessoal. Tudo aquilo que se cuida dura e pode ser usado muito tempo. Se você ama você cuida, principalmente sabendo que aqueles materiais serão utilizados para ajudar outras pessoas assim como você já foi ajudado. Não é só o guia imantar o objeto de energia, é também o cambone cuidar. Devemos lembrar que tudo vibra e o amor, o cuidado colocado naquele objeto irá vibrar para outras pessoas também…”
Outro ponto muito importante é perguntar, se você não sabe de algo, pergunte antes de fazer. Às vezes você cambonou a entidade x que trabalha com as coisas de uma forma, em outro dia você irá cambonar a entidade y, que trabalha de outra forma e você faz o mesmo que fazia com a entidade x, você não sabe se pode fazer daquela forma. Então sempre que tiverem dúvida perguntem, seja pra entidade, para o dirigente da casa ou para algum irmão que já cambona aquela entidade, mas sempre pergunte.
Pontos importantes no cuidado com os materiais dos guias:
Lembrar de sempre pedir licença pra pegar em qualquer coisa de qualquer guia, se você não sabe se pode ou não pegar, pergunte antes.
Zelar pela organização dos materiais. Arrumar saquinhos e vasilhas pra guardar as coisas pra facilitar na organização e não deixar tudo jogado dentro da caixa, pois assim, as chances de algum material quebrar ou estragar é grande.
Zelar pela limpeza dos copos (olhar se está sujo, lavar depois da gira e guardar onde estava). Se não sabe se pode lavar com sabão e bucha, lave a mão e passe a mão no copo, para retirar as sujeiras.
Observar sempre a qualidade dos fumos/cigarros, isso ajuda a evitar que você entregue cigarros e fumos mofados para a entidade. Observar também a qualidade das bebidas (se não estão estragadas, no caso de bebidas feitas com ervas frescas ou bebidas que precisam ficar refrigeradas).
Observar se a garrafa que contém a bebida não está suja. Em caso de reaproveitamento de determinada garrafa, observar se não tem nenhum resto de erva estragada ou algo do tipo, preso na garrafa. Se acontecer, lave a garrafa ou jogue fora e arrume uma nova.
Ficar atento à presença de mofo dentro das caixas, se tiver, limpar. Às vezes precisa jogar alguma coisa fora, lembrando que, se for um objeto consagrado ou que você não sabe se é consagrado, pergunte ao guia. Passar verniz em caixas de madeira pra evitar mofo.
Colocar capas, cartolas, chapéus e outros materias dentro de embalagens pra evitar que fique pegando poeira e/ou umidade e estrague.
Lavar as capas dos exus (Importante perguntar a entidade sobre a forma que deve ser lavada, se deve ser lavado a mão ou se pode ir na máquina. Com qual frequência pode ser lavado).
Limpar os cachimbos porque com o uso e pela queima de fumo, eles entopem e podem ficar com um gosto forte.
Lembrar de sempre, ao final da gira, conferir se tudo foi guardado no seu devido lugar, se você guardou onde você pegou.
Procurar sempre repor o fumo/bebida e outro material que seja necessário antes de este acabar. Como dito em um dos textos sobre esse assunto, se não tiver, o guia vai trabalhar sem, mas ele vai ter que pegar aquela energia de algum outro lugar.
Etiquetar cada material com o nome do guia a qual ele pertence (facilita principalmente pra quando outra pessoa vai cambonar. A pessoa consegue identificar ali o que é de cada guia com mais facilidade porque tem o nome)
Layla de Omolu
Nenhum comentário:
Postar um comentário