Pesquisar

sábado, 31 de agosto de 2024

Os instrumentos de trabalho do Caboclo 7 Flechas

 Os instrumentos de trabalho do Caboclo 7 Flechas

Dando seguimento ao assunto sobre os instrumentos de trabalho dos guias e o cuidado com os mesmos, como dito no texto anterior, cada guia vai ter o seu material, seu motivo e sua forma única de utilizar aquele material, então você pode perguntar pro guia o motivo e a função do uso daquele material. Perguntado sobre a utilização e as funções dos seus materiais, o dirigente espiritual do nosso terreiro, o Caboclo 7 Flechas, respondeu o seguinte: 

  • Fumo: O fumo que ele utiliza hoje é feito com manjericão, alecrim, cravo,canela e um pouco de fumo. Todas as ervas utilizadas são ervas mornas e o motivo é que elas sendo mornas podem ser adicionadas de energia neutra ou alta, ficando assim mais fácil de manipular essa energia de acordo com a necessidade do trabalho que está sendo feito.

  • Cachimbo: Ele utiliza dois tipos de cachimbo. O de jurema preta é utilizado nos trabalhos gerais e o de angico é utilizado para trazer conhecimento e cura. Mas ele disse que a maior diferença é a forma como o cachimbo é fumado e o tipo de erva que compõe aquele fumo.

  • Bebidas: As bebidas trazem equilíbrio para o aparelho e auxiliam nos trabalhos. Ele utiliza dois tipos de bebida. A garrafada feita com manjericão e hortelã é utilizada para consultas no geral e a catuaba é utilizada para trabalhos mais específicos que demandam uma maior quantidade e manipulação energética.

  • Maraca e caxixi: Utilizados para dispersar energias negativas e sintonizar aquelas energias que estão fora de sintonia no consulente.

  • Chocalho de cascavel: Utilizado para tirar energias negativas (olho gordo, inveja) e também para despertar a visão daquele que apresenta a visão turva, por isso ele coloca o chocalho no olho da pessoa.

  • Cocar: O cocar traz a força das 7 flechas, a força do terreiro porque na época que ele foi feito todos aqueles que participavam do terreiro ajudaram a fazer o cocar e depositaram ali um pouco da sua energia. Apesar de grande parte das pessoas daquela época não estarem hoje, nós que fazemos parte do terreiro neste momento, somos frutos daquelas pessoas porque uma pessoa foi trazendo a outra, que trouxe a outra e assim por diante. Quando ele não utiliza o cocar é porque a energia da união e da força do terreiro está bem presente e não precisa ser trazida.

  • Arco e flecha: Utilizado para assentar energia e, quando necessário,  para apontar a direção para algo ou alguém que se encontra perdido.

  • Samambaia: A samambaia traz a força das matas e dos caboclos. Existem vários tipos de samambaias que nascem em diferentes tipos de solos, em diferentes tipos de lugares (tem samabaia que nasce no meio da mata, na pedreira, na beira do rio) e elas são como os caboclos que estão presentes em todos os lugares.

  • Pó de pemba: Utilizado para limpeza e energização. O segredo está no sopro e na intenção que se coloca na hora que vai soprar.


Perguntado se havia algum instrumento que ele utilizava  e que não estava representado na matéria. E ele disse usar duas grandes cobras, uma sucuri e uma coral que auxiliam durante todos os trabalhos trazendo força e também se alguma energia ou espírito precisar ser laçado durante os trabalhos, são elas que laçam. 

Perguntado também sobre a importância dos materiais de trabalho, ele disse que os instrumentos são importantes porque sem eles essa energia precisa ser retirada de algum outro lugar (geralmente do próprio médium e/ou do cambone) mas que antes de tudo o médium precisa saber trabalhar sem nenhum tipo de instrumento pra depois os instrumentos irem sendo introduzidos nos trabalhos dos guias. E sempre lembrando da humildade, o guia não precisa da saia mais enfeitada, da taça mais bonita, do melhor whisky, do melhor charuto, ele não precisa de nada disso pra trabalhar.

Layla de Omolu


Nenhum comentário:

Postar um comentário