Instrumentos de trabalho dos guias
Inicio esse texto lembrando que nenhum guia espiritual precisa de nenhum material físico para trabalhar, quem precisa somos nós encarnados. Os guias são grandes conhecedores dos processos energéticos e sabem como manipular as diferentes energias em prol dos seus médiuns e dos consulentes que vêm buscar ajuda. Os instrumentos físicos auxiliam, principalmente o médium incorporado, durante os trabalhos. Exemplo: Precisa ser feita uma limpeza no consulente, o guia faz sem nenhum tipo de instrumento, mas se tem um fumo, a fumaça gerada pela queima daquele material vai “facilitar” o trabalho e demandar um menor gasto energético do médium, porque a energia gasta ali veio da manipulação da energia presente naquele fumo e não diretamente do médium.
Os instrumentos utilizados pelos guias dentro dos terreiros de Umbanda englobam todos os materiais físicos utilizados por aquela entidade durante os trabalhos. O tipo e a quantidade dos objetos vai variar de acordo com o arquétipo e também pode variar de espírito para espírito dentro de um mesmo arquétipo (nem todo Preto Velho usa bengala, chapéu ou bebe café; nem todo Exu usa capa, cartola ou bebe marafo).
Além disso um mesmo elemento pode ser usado de formas diferentes por cada entidade, por exemplo uma entidade pode usar o fumo para abrir o campo energético e limpar o consulente, já outra pode usar o mesmo fumo para equilibrar o campo energético do consulente ou para qualquer outra finalidade que julgue necessária naquele momento, não há uma regra fixa. Dei o exemplo do fumo, mas também se aplica a bebidas, a rosários e qualquer outro material. Então, separando por algumas linhas vistas dentro da Umbanda, geralmente temos os seguintes instrumentos:
CABOCLOS
Cachimbo/ cigarro e fumos: O fumo traz a força vegetal e a força dos quatro elementos e podem ser utilizados para limpeza, descarrego destruição de campos magnéticos negativos, destruição de larvas e miasmas e quebra de vínculos de obsessão.
Arco e flecha: Podem ser utilizados para direcionar, desmanchar e assentar energias.
Bebidas: Podem ser utilizadas para equilibrar e recarregar as energias do médium durante os trabalhos.
Aqui um adendo sobre o texto encontrado neste blog, onde é explicado sobre o uso da bebida e do fumo dentro da Umbanda. Os guias manipulam a energia presente nesses materiais para limpeza do médium e do consulente (limpeza de energias negativas, energias acumuladas e larvas astrais), para a revitalização dos corpos espirituais e também para o alinhamento dos chakras.
Cocar: Podem ser utilizados para proteção do ori do médium e para trazer a força e a energia daquele guia.
Maraca ou Chocalho: Podem ser utilizados para limpeza, para dispersar energias acumuladas e equilibrar o que está fora de sintonia.
Guiadas: Podem ser utilizadas para a proteção do médium durante os trabalhos.
Ervas variadas: Podem ser utilizadas para inúmeras funções, dependendo da necessidade dos trabalhos.
PRETOS VELHOS
Cachimbo/fumos: Podem ser utilizados para limpeza, descarrego e energização.
Chapéus e lenços: Utilizados para proteger o ori do médium durante os trabalhos.
Bengalas: Podem ser utilizadas para limpeza dos consulentes, para direcionamento de energias e espíritos, para dissipar energias acumuladas e para concentrar a energia quando necessário.
Rosários e guiadas: Para proteção do médium, limpeza e energização dos consulentes (O preto velho pode fazer correr naquele rosário ou guiada a energia dele, pra fazer a limpeza do consulente).
Bebidas:Coloco aqui bebidas de forma geral porque nem todo preto velho bebe café. Eles podem beber chá, cachaça, vinho ou outras bebidas. Podem ser utilizadas para equilibrar, limpar e recarregar as energias.
Estalar de dedos: Não é exclusivo dos pretos velhos mas é muito utilizado por eles. Vai criar um campo energético, dissipa energias, limpa, energiza e aumenta a potência da energia necessária no momento do trabalho.
EXUS E POMBOGIRAS
Bebidas: Também utilizadas para limpar, recarregar, equilibrar ali o consulente e o médium.
Fumos: Utilizados para limpeza, descarrego e energização.
Vestimentas (capa,cartola,manto, saia etc): A cartola é utilizada para proteger o ori do médium. A capa simboliza o conhecimento e a sabedoria, geralmente é preta e vermelha mas pode ser de outra cor dependendo do tipo de trabalho que aquela entidade faz.
Tridente: Símbolo da neutralidade (um lado é positivo, o outro negativo e o meio neutro) mostrando que exu sempre trabalha com a neutralidade.
Punhal ou adaga: Utilizado para o corte de energias negativas.
Gargalhada: Considerada um mantra, ela consegue penetrar nos campos energéticos removendo as energias negativas.
BOIADEIROS
Bebidas: Podem ser utilizadas para equilibrar, limpar e recarregar as energias.
Fumos: Para limpeza, descarrego e energização
Chapéu: Utilizados para proteger o ori do médium durante os trabalhos.
Laço/ chicote: Utilizados para aprisionar espíritos desequilibrados, para dispersar energias negativas promovendo cortes de magias negativas com o estalar do chicote.
MARINHEIROS
Bebidas: Sobre a bebida dos marinheiros tem um trecho interessante de um texto publicado aqui no blog sobre os marinheiros que diz assim “... O uso da bebida dá fluidez e volatilidade às vibrações desses espíritos, expande seus campos magnéticos e possibilita a estabilização e o equilíbrio nas incorporações. Como os marinheiros vivem na irradiação aquática do mar, quando incorporam, parece-lhes que é o solo que está se movendo. Daí, com funções inversas, o álcool lhes dá estabilidade e equilíbrio para ficarem parados e darem atendimento às pessoas. O álcool tira o equilíbrio de uma pessoa. Mas, assim como o veneno de cobra é o único antídoto contra picadas de cobras, com os Marinheiros a ingestão de bebida alcoólica lhes dá estabilidade…”
Cachimbo e fumo: Para limpeza, descarrego e energização
Chapéu: Para proteção do ori do médium durante os trabalhos.
Layla de Omolu
Parabéns Irmã Laila . Achei muito interessante . Gratidão e muito Axé . Boa noite 🌙
ResponderExcluir