Cruzeiro das Almas
Hoje falaremos de um ponto muito importante nos terreiros em geral, que muitas vezes passa despercebido ou não é dada a devida importância por alguns médiuns. O cruzeiro das almas, que também pode ser chamado em alguns terreiros como cantinho santo, tem extrema importância para proteção dos trabalhos e dos médiuns que fazem parte deste trabalho.
Este local funciona como um portal de luz, auxiliando na conexão dos guias que trabalham na casa, onde ocorre a passagem espiritual de um plano para o outro, sendo para realização de trabalhos, proteção dos médiuns e até mesmo auxiliar no encaminhamento de espíritos que estão com dificuldade para encontrar a luz.
O firmamento de velas no cruzeiro das almas é muito importante para pedir proteção aos anjos da guardas e espíritos de luz contra contras espíritos como zombeteiros, kiumbas e obsessores. Para um médium é essencial o hábito de firmamento da vela no cruzeiro das almas, de maneira que no nosso terreiro faz inclusive parte do ritual que antecede a gira .
Este canto sagrado é regido pelos Orixás Omolu e Obaluaê, justamente por serem os Orixás das Almas, que ressaltam a conexão que ocorre no cruzeiro das almas entre o plano físico, espiritual e vibratório. A relação com estes orixás explica também a ligação com os pretos velhos ao se referir a este local.
Por ser um local de transmutação energética, além de ser um portal para os guias de luz, é também um local de encaminhamento e auxílio aos espíritos que podem estar nos acompanhando naquele momento, ou de transmutação de nossa própria energia.
Rezemos sempre no cruzeiro das almas, não apenas para cumprimento do ritual pré gira, mas também para proteção e luz aos médiuns e aos trabalhos realizados, para que a umbanda sempre seja realizada de forma objetiva promovendo a fé, o amor e a caridade.
Axé!
Thiago Costa de Oxóssi
Nenhum comentário:
Postar um comentário