Manacá
”.. É que o seu manacá já não dá mais flor..”
Muitos, inclusive eu até então, cantam esse ponto mas desconhecem o que é Manacá. A palavra Manacá tem origem Tupi e significa “linda flor”; É uma planta nativa do Brasil, conhecida por suas belas flores roxas e grande significado espiritual. Na espiritualidade em geral o Manacá é visto como símbolo de proteção, cura e conexão com o divino.
Suas flores roxas representam a espiritualidade e a transformação anterior.
A árvore Manacá também é conhecida como Manacá-da-Serra, Jacatirão ou Quaresmeira, e a transformação interior relacionada com essa árvore diz respeito ao fato que suas flores mudam de cor conforme os grãos de pólen vão amadurecendo, a fim de indicar para as abelhas quando as flores ainda precisam ser polinizadas.
A relação espiritual desta árvore também se relaciona com a existência de uma cidade no reino da Jurema que se chama Manacá, já na Umbanda está relacionada especialmente com a Orixá Nanã.
O Manacá é uma planta que possui um forte significado espiritual especialmente nas religiões afro-brasileiras. Seu uso é associado à cura, proteção e limpeza espiritual. Além disso, a árvore é um símbolo de renovação e renascimento, representando a capacidade de crescer e se adaptar às mudanças da vida, assim como suas flores se adaptam às mudanças que sofrem.
Que possamos nos adaptar bem às mudanças necessárias em nossa vida de maneira leve, que a força do Manacá e da cidade do Manacá possa nos impulsionar a florir cada dia mais em nossa vida espiritual.
Axé!
Mylene de Ogum Rompe Mato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário