Pesquisar

segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

As ervas no processo de defumação na Umbanda

 As ervas no processo de defumação na Umbanda

As ervas são elementos importantes dentro dos rituais nas casas de Umbanda. São usadas em diversas preparações, tais como banhos, amacis, chás e também nas defumações. Porém, é importante entender o motivo de utilização de ervas, que chamamos de ervas secas, nesse ritual de defumação. 

Nesse contexto, as ervas secas são elementos que passaram por uma transformação, da sua forma original, onde foi retirado todo o líquido, que seria a essência aquática, água e resinas vegetais. Com isso, a energia fica concentrada e precisa ser ativada de alguma forma, sendo um deles a defumação. 

A defumação é um processo muito comum nos terreiros de Umbanda, esse processo tem como função de preparação do ambiente, limpeza, energização dos médiuns e de toda egrégora ali presente nesse ritual. Esse processo é tão antigo quanto aos banhos de ervas, a defumação faz uma junção de dois elementos importantes: FOGO e AR, por isso a necessidade de utilizar as ervas secas, pois, a erva fresca (erva com água), não deve ser jogada no fogo. Quanto à utilização da erva seca que funde ao elemento fogo é formado um subelemento, que é muito importante: a fumaça (AR). O elemento AR é por onde a energia do vegetal irá se propagar e pode ser utilizado diversas ervas secas para a defumação, ex: arruda, alecrim, guiné, manjericão, o que será avaliado qual a necessidade das energias daquele dia para avaliar quais ervas serão utilizadas. 

Esse ritual é muito sério, caso as ervas não sejam utilizadas da maneira correta, pode “atrapalhar” toda a energia do ambiente. Sendo assim, em nossos rituais dentro de nossa casa a defumação é preparada pelos pais ou mãe da casa, onde é passado pelos membros da corrente, auxiliares e colaboradores, depois pelos consulentes, curimba e saída do local. Caso for necessário uma defumação fora do ambiente do “Terreirinho” a mesma é repassada pelo Caboclo 7 Flechas. 

Sendo assim, podemos entender uma parte do grande processo que são chamados de defumações dentro dos terreiros de Umbanda e a importância da utilização das ervas e outros elementos para ativação desse ritual.

Axé!


Marina de Nanã Buruquê


Nenhum comentário:

Postar um comentário