Pesquisar

quinta-feira, 3 de abril de 2025

Congá

 Congá

Congá é o altar sagrado dentro de um terreiro de umbanda. É um lugar consagrado, o maior ponto de força e firmeza dentro do terreiro, responsável pela recepção e irradiação de energia. Nele estão presentes as imagens de orixás, de guias como caboclo, preto velho, malandro, também velas, flores e outros objetos conforme a necessidade e o fundamento da casa. Alguns terreiros tem imagens de santos católicos em seu congá devido ao forte sincretismo e tem influência do catolicismo. 

Os congás geralmente variam de casa para casa devido à influência direta da coroa do Pai ou Mãe de Santo, do fundamento e necessidade do terreiro. Todos os objetos ali presentes são consagrados e cobertos de energia positiva vinda dos orixás e dos guias ali representados. O congá recebe a energia de Deus, emana essa energia para o terreiro pra ser utilizada pelos guias, médiuns e consulentes, ele também tem função de atrair para si pensamentos ali presentes, reduz miasmas e cargas negativas e condensa essas energias.

Devemos saber que o Congá é diferente de altar (que temos em casa), pois o congá tem firmezas e assentamentos que faz com que ele movimente energias maiores que de um altar comum. Lembremos de saudar o congá no início da gira e caso queira, durante ou ao fim da mesma, em sinal de respeito e para que possamos elevar nossas vibrações através das energias ali concentradas.


Alice de Xangô


terça-feira, 1 de abril de 2025

Tronqueira

 Tronqueira

A tronqueira é um ponto de força muito importante no terreiro, onde se está firmada a força dos orixás de esquerda e dos guias que trabalham no terreiro, é onde são feitas as oferendas pra Exus, Pombogiras, Exu Mirim e Pombogira Mirim. A função da tronqueira no terreiro é receber energia negativa e a utilizada nos trabalhos, transformá-las e devolvê-las para a espiritualidade. Funciona como uma espécie de pára-raios, pois manipulam as energias mais densas, evitando que elas entrem na casa e prejudiquem o andar dos trabalhos.

Dentro de um terreiro a tronqueira tem como objetivo proteger o espaço e as pessoas ali presentes. É um ponto de força firmado no terreiro, onde a energia emanada é utilizada pelos guias de esquerda em seus travesseiros de limpeza e proteção da casa, além de ser fonte que alimenta um campo energético no mundo espiritual, numa grande área em torno do terreiro. Ela serve como redenção, criando um portal para que espíritos negativos que acompanham consulentes ou que são capturados em ataques espirituais que a casa sofre, sejam levados à espiritualidade, retendo esses espíritos durante os trabalhos para posteriormente serem socorridos, esclarecidos e encaminhados.

Por esses motivos o espaço da tronqueira é sagrado e permanece trancado, sendo permitida a entrada apenas de pessoas autorizadas. Geralmente fica de frente ao congá e devemos lembrar que ambos trabalham juntos, gerando equilíbrio e segurança dentro do terreiro. Lembre da saudar a tronqueira ao chegar na casa, pedindo licença aos guardiões do lugar para iniciar os trabalhos e após a gira para que as energias absorvidas sejam drenadas e emanadas da maneira correta.

Alice de Xangô