Pimenta
A você que tem atração por um toque de pimenta na comida, saiba que ela não se limita tão somente a isso. Além de proporcionar um sabor especial nas refeições, é responsável por nos propiciar inúmeros benefícios, conforme veremos a seguir.
Pimenta é um nome que se dá a diversas plantas, a seus frutos, e condimentos delas extraídos. Pertencentes do gênero Capsicum, existem mais de vinte e cinco espécies conhecidas, seu nome variando conforme o lugar em que é cultivada.
Possui substâncias alcaloides, denominadas capsaicinoides que são as responsáveis pela ardência que produzem. É fonte de vitamina A, C, e B e acarreta um aumento na taxa metabólica do organismo, dilata vasos capilares e aumenta o fluxo sanguíneo, elevando a capacidade dos sistemas imunológico e anti-inflamatório e melhorando a capacidade de cicatrização. Pode ser empregada em remédios caseiros, para infecções pulmonares, vermes, dores de estômago, dentre outros.
Dentro da Umbanda, é associada a Xangô e a Exu e é um elemento que pode ser muito utilizado pelos guias espirituais. Devido a sua relação ao elemento fogo, é utilizada para renovação espiritual e limpeza de energias negativas.
Os guias, em seus trabalhos, podem se valer, por exemplo, da pimenta malagueta para se alcançar força, vitalidade, confiança e também para retirar energia negativa. Também pode haver o uso da pimenta da costa para abertura de caminhos profissionais e causas da justiça, bem como também a utilização da pimenta rosa, mais utilizadas pelas pomba giras a fim de se alcançar a essência da beleza da mulher.
É comum se ver o uso da pimenta como amuleto de proteção contra energias negativas, posto que detém como característica marcante sua ardência e coloração forte, afastando os maus espíritos, mau olhado e a inveja.
Acredita-se ainda que a pimenta ajude a atrair mudanças positivas no trabalho, facilite a adaptação a novos ambientes, os inícios de negócios e favoreça as questões financeiras.
Que sempre nos lembremos da importância e influência não só da pimenta, mas de todas as plantas que temos ao nosso dispor, a fim de que saibamos aproveitar ao máximo os benefícios que elas nos proporcionam.
Axé!
Natália de Iemanjá
Nenhum comentário:
Postar um comentário