Pesquisar

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Dissertações espíritas- Sociedades espíritas

Dissertações espíritas- Sociedades espíritas

 

Olá Irmãos, analisaremos hoje os ensinamentos do capítulo XXXI da parte segunda do Livro dos Médiuns, mais especificamente as dissertações a sobre as sociedades espíritas.

A importância da prece para o começo dos trabalhos é destacada, através dela nossos Espíritos familiares serão evocados para a reunião. Não existe uma prece fixa e absoluta para ser realizada antes das sessões, desde que feita com fervor e sinceridade a ajuda irá alcançar os médiuns. Se despir de egos e vaidades também é essencial.

Destacam sobre a importância do recolhimento, da meditação, sobre a importância de limpar as mentes antes das reuniões. A concentração fará toda diferença na qualidade das comunicações, quando a egrégora formada é séria, sincera e benevolente, os bons Espíritos estarão presentes para proteger e transmitir suas experiencias e ensinamentos. 


As dissertações presentes expõem sobre a importância do real motivo da comunicação, nos advertindo que as comunicações não são circos e que os Espíritos sérios ali presentes não querem aplausos ou reverências. Nenhuma manifestação deve ser condenada, pois, mesmo as realizadas por Espíritos malfazejos, ocorrem com a permissão de Deus, muitas vezes como forma de alerta aos médiuns da casa ou como forma de auxílio ao espirito que ali se manifesta.

Sobre outras casas, os espíritos nos instruem que muitos são os que buscam a evolução. Não devemos ver outras casas como concorrentes, mas sim como aliadas para a prática do amor e da caridade, sempre ao lado das trevas deverá haver luz para guiar. A rivalidade apenas atrasa o processo de evolução dos encarnados e desencarnados, servindo de alimento para as trevas minarem a bondade.

As dissertações apresentadas trazem diversos ensinamentos dos quais a Umbanda também se utiliza, a importância do preceito, do recolhimento, de manter os bons pensamentos para que os malfeitores não consigam encontrar caminhos para nos fazerem mal ou nos enganarem. A egrégora formada em uma gira tem início fora do terreiro, com o amor e caridade propagado por seus membros.

Uma vez que a Umbanda não possui uma doutrina única uma casa nunca será igual a outra. Destacando a importância da união e harmonia entre os Umbandistas.

“A união faz a força. Sede Unidos, para serdes fortes”, uma corrente é tão forte quanto seu elo mais fraco.

Pedro” de Xangô

3 comentários: