Pesquisar

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Orixá Ayrá

 Orixá Ayrá


Ayrá a divindade da luz gerada pelo fogo, Orixá da criatividade, a luz da mente, da ideia e um grande estrategista. No território africano, “Ayrá” significa “furacão”.

Está atrelado ao culto de Xangô no candomblé da Bahia, mas, ao contrário do que muitos acreditam, não é uma qualidade de Xangô. Xangô é o fogo e Ayrá é a luz emanada do fogo. É um dos mais antigos Orixás que começou a habitar a terra logo após sua criação, um Orixá funfun, seu caminho está associado a Oxalá, onde os dois são detentores de paz. Enquanto Oxalá é a paz, Ayrá espalha sua luz e estabelece a paz para todos.


É associado a Xangô pois ambos foram incorporados ao Panteão do Fogo, mas seu culto é totalmente independente. Ayrá é da família do raio, mas também domina os ventos e ficou mais conhecido por ter o redemoinho como seu símbolo principal. Em uma das mãos ele carrega uma chave, com a qual pode regular o clima, e na outra carrega uma lança, que simboliza respeito. Apesar do que muitos acreditam, este Orixá não usa coroa, ele usa uma rodilha, também conhecido como eketé.   As cores de Ayrá são o branco e o prata.

Os filhos de Ayrá carregam as seguintes características: são ciumentos, sentimentais, possessivos e sábios. Conseguem se organizar e preparar para situações futuras como se pudessem prever o que irá acontecer. São carinhosos, bondosos, com muita compaixão, autoritários, voluntariosos, enérgicos e ao mesmo tempo calmos, teimosos, guerreiros e apegados a família. Em nosso país não existem muitos filhos desse Orixá.

    O dia da semana é sexta-feira e comemora-se o dia de Ayrá é 29 de junho, sincretizando com São Pedro, devido ele ter sido aquele que foi a luz que edificou a igreja católica e também por carregar as chaves do céu.  É uma tradição acender uma fogueira no seu dia, em sua intenção. Suas oferendas devem conter quiabos, assim como Xangô, mas não podem ser temperadas com sal, nem com dendê ou pimenta. Sua saudação é “Ayrá ponon opokodê”, que significa “assim Ayrá fica feliz” ou
“Ayrá Lê”, que significa “Ayrá está feliz”.

William de Obá

3 comentários: