Pesquisar

terça-feira, 2 de novembro de 2021

Alecrim

Alecrim 

    O  alecrim é um arbusto perene, de folhas estreitas e aromáticas. Seu nome científico é Rosmarinus officinalis. É uma erva morna, de Oxalá, muito utilizada em defumações de ambientes devido a seu poder de limpeza e energização. Possui inúmeras propriedades e, pelo fato de favorecer a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem estar, também é conhecido como “erva da alegria”. 

    É uma das ervas mais completas em termos de benefícios à saúde e pode ser utilizado de diversas maneiras, como aromatizante, chá, em banhos, culinária, estética, etc. Fresco, seco ou como óleo. Age diretamente no plexo solar, limpando energias densas e aliviando sentimentos ruins como raiva e inveja. Seu aroma favorece um estado de consciência mais harmonioso, que ajuda a abrir a mente e clarear os pensamentos. 


    Possui propriedades digestivas e antimicrobianas, sendo um excelente aliado contra o mau hálito, basta mastigar algumas folhinhas no decorrer do dia. Auxilia no sistema nervoso, melhorando a memória, raciocínio e concentração, além de ajudar a prevenir e tratar ansiedade. Para essas finalidades pode ser usado o chá ou aromaterapia. 

    O óleo de alecrim (que é uma forma mais concentrada da erva) auxilia no tratamento de problemas respiratórios, aliviando sintomas de resfriados e alergias. Além disso, o óleo também é muito utilizado na estética, em produtos de pele e cabelo.

    O alecrim é uma erva poderosa, energeticamente falando, e na Umbanda é muito usado em defumações, banhos, amacis e amuletos. É importante salientar que toda manipulação com ervas e banhos deve ser orientada por um guia e que os tratamentos caseiros com qualquer tipo de erva não devem substituir medicamentos e tratamentos médicos.

Larissa de Iansã



3 comentários: