Pesquisar

quinta-feira, 2 de maio de 2024

Não compare o incomparável

 Não compare o incomparável 


O quanto você se compara com o outro, já pensou nisso? Quanto tempo do seu dia, quanto tempo sua noite, você passa se comparando e questionando o porquê não ter um trabalho igual ao do outro, uma família, um carro. Com as redes sociais, está cada vez mais presente esse tipo de pensamento em nossa rotina, esse sentimento se tornou algo costumeiro em nossas mentes, uma “forma pensamento” que fica cada vez mais assentada em nosso íntimo. É necessário ter bastante senso crítico e autocontrole para não se deixar levar pelas meias verdades projetadas em pequenos vídeos.

Muitos brincam e pensam “meus pais com a minha idade já tinham casa própria, carro, família formada”; e por que eu ainda não tenho? Será que o problema sou eu? Esses pensamentos cada vez mais radicais vão se infiltrando em nossas mentes e tirando nossa clareza mental. Isso acontece, pois, nosso cérebro adora copiar as coisas, principalmente as que dão certo, por questões de sobrevivência. Mas nossa mente precisa ser freada às vezes, pois este tipo de pensamento possui vieses GIGANTESCOS. Quando tomamos apenas a situação “Fulano consegue comprar tudo o que quer, faz várias viagens...” estamos desconsiderando uma série de fatores para que essa situação acontecesse.

É cada vez mais comum vermos cursos online sobre mentalidade, autoajuda, finança etc., porém todos com uma série de depoimentos perfeitos, de como as vidas dos usuários foram transformadas... e pensamos “Eu consigo” e adivinhem, a grande maioria nem sequer conclui o curso. Mas por quê? Porque existem outros fatores alheios que devem ser considerados e a nossa vida é assim. É como um trabalho com metodologia científica, precisa haver replicabilidade, alguns já devem ter ouvido a frase “Condição normal de temperatura e pressão” os resultados serão os mesmos se tivermos o mesmo ambiente, com todas as variáveis controladas.

Um exemplo fácil, muitas pessoas possuem dificuldade em acordar cedo, seja para fazer uma atividade física, uma meditação, um café da manhã calma, ou se arrumar com calma para o trabalho. Ao abrir os olhos, atrasado e indisposto você já olha o celular e vê diversos amigos felizes na academia, com uma rotina da manhã que se iniciou às 4:30, com um café da manhã maravilhoso. O primeiro pensamento é o de impotência. Ficando o questionamento "Porque ele consegue e eu não? É apenas levantar, qual é meu problema?" Nenhum, não se compare. 

Como foi sua noite de sono? Agitada? Tranquila? Como foi sua última refeição antes de se deitar? Quais foram suas atitudes antes de se deitar?. Não adianta dormir cedo se momentos antes você estiver assistindo um filme de terror, ou assistindo um monte de notícias tristes. Portanto não se compare, faça o que está ao seu alcance, da melhor maneira possível. 

Essa reflexão nos remete muito ao Orixá Logunãn, a senhora do tempo. E nos lembra que tudo tem seu tempo, o tempo de Deus. Por tanto não se compare. Se fosse para sermos todos iguais Olorum não faria tantos de nós, apenas um ser seria suficiente. Lembre-se “os mesmos ambientes, com as mesmas variáveis trarão os mesmos resultados”, mas a vida não é um ambiente controlado de estudo. 

“Mesmos ambientes, com as mesmas variáveis, trarão os mesmos resultados”, vamos utilizar essa frase a nosso favor, se você está obtendo os mesmos resultados... procure alterar pequenas variáveis e analise o impacto delas em sua vida, buscando a melhora. 

Que a Luz, o Amor e a Caridade possam sempre nos guiar.


Pedro Maciel de Xangô .’.


Nenhum comentário:

Postar um comentário