Pesquisar

quinta-feira, 23 de maio de 2024

As Responsabilidades de um Médium

 As Responsabilidades de um Médium


As responsabilidades e compromissos de um médium começa dentro do terreiro porém terminam fora dele. Esperasse compromisso, afeto e cuidado do médium para com tudo e todos ao seu redor. Desde o ato de cambonar ou incorporar, até acolher um irmão em um dia difícil, regar as plantas do jardim, lavar um banheiro. Os detalhes mudam e dentro de um terreiro não seria diferente.
Um médium deve estar ciente que sua responsabilidade é cuidar. Cuidar do jardim, cuidar da cozinha, cuidar do banheiro, cuidar do lixo, cuidar da limpeza. Cuidar do médium que você cambona, cuidar dos materiais, limpar, guardar, organizar. Cuidar dos materiais dos guias que você trabalha, limpar, guardar, organizar, reabastecer. Cuidar do seu irmão, do consulente, do estranho que viu na rua. Cuidar da sua espiritualidade interna. Acender sua vela, orar e vigiar, abastecer a tronqueira, fazer suas oferendas, tomar seus banhos. Acreditar.
A responsabilidade nada mais é que um sinônimo de Cuidado. E cuidado é amor, e amor é sinônimo de cuidado. E é isso que faz a responsabilidade do médium ser nada mais além que: Cuidar do que ama.
Fora do terreiro, não é e não seria diferente. Afinal, é mais difícil ser um umbandista responsável fora do que dentro do terreiro. Fora nós temos testes, provações, ensinamentos e dúvidas a todos os momentos. Testes para aprender ser caridosos, pacientes, gentis, perdoar, mudar, acreditar, ensinar e aprender. A todo momento a vida nos cobra agir com maestria e cuidado, o que nem sempre é fácil.
Mas vale dar um passo de cada vez, ter fé e acreditar que todos esses desafios são para chegar a Responsabilidade que é agir com ética e amor em prol da Umbanda. Como um assistente entre o mundo físico e o espiritual, o médium deve agir com integridade, humildade e serviço. Deve cultivar sua própria espiritualidade, mantendo-a em sintonia com energias positivas, buscando o desenvolvimento e crescimento pessoal. 

Clara de Oxum


Nenhum comentário:

Postar um comentário