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segunda-feira, 13 de maio de 2024

O Rito da Jurema Sagrada

 O Rito da Jurema Sagrada


No presente texto venho falar um pouco sobre a Jurema Sagrada, uma forma de culto apresentado pelos ancestrais indígenas, com matriz no nordeste do Brasil. Sua prática vem bem antes da chegada dos colonizadores portugueses e dos escravos, uma vez que os povos originários se faziam presentes cultuando a árvore e os conhecimentos da Jurema.
São poucos os estudos documentados relacionados a prática desse rito, já que a tradição sempre foi mantida pela oralidade, e os colonizadores o viam através de preconceito e imaginaria. Com isso, o aprofundamento no culto, sempre foi misterioso, havendo a necessidade de ensino e prática, vindo dos Mestres; esses, trabalham com pontos cachimbos, fumo, maraca, vinho e os rezos, também chamados de pontos cantados. Por meio desses, a história, a força e o conhecimento dessa árvore sagrada, é trazida e cultuada.


Nas rezas é onde a maioria do conhecimento é repassado. Eles são declamados pelo Mestres e repetidos pelo Juremeiros presentes (incorporados ou não), como forma de ensinamento, e de forma sistêmica conectados com palavras de firmeza, em ligas melódicas, que revelam a sua filosofia e imaginário, onde os encarnados também usufruem da magia, pra se curarem e protegerem das demandas do dia a dia. Segue um ponto comumente cantado pelos Mestres da Jurema Sagrada, que representa uma história do mestre e os ensinamentos que o mesmo traz:

Tupy andou no mundo… Pronto para curar

Valha-me Deus e Tupi nas alturas… Tupy não promete para faltar

Lá em Aldeia, lá na Jurema… Não se faz nada sem ordem suprema

A firmeza central do culto, é representada com o tronco de uma árvore, a Jurema preta e/ou branca. Essa arvore é usada tanto para o preparo da bebida (suas raízes), comumente chamada de licor da Jurema, que é utilizado pelos Mestres Juremeiros, tanto para a cura e trabalhos de descarrego nas rodas de jurema, mas também como elemento mitológico do centro do mundo da Jurema. Essa firmeza também é representada pelas cidades ou reinos, sendo essas divididas em 12, onde residem e trabalham os Mestres, cada qual em sua cidade de origem com funções e ritos diferentes, que trazem conhecimentos, sabedoria e cura. Elas são representadas pelos seguintes nomes:

1o REINO DO JUREMÁ; 

2o REINO DO VAJUCÁ; 

3o REINO TANEMA;
4o REINO ANGICO;

5o REINO DO TIGRE;

6o REINO DO BOM FLORAR;

7o REINO URUBA;
8o REINO DAS 7 COVAS DE SALOMÃO; 

9o REINO DO RIO VERDE;
10o REINO DO ACAES;

11o REINO DE CANINDÉ;

12o REINO DE TRONOS.


Em cada uma existem mestres, princesas, rainhas e mestras que ali trabalham e exercem influências positivas para aqueles que cultuam e pregam pelo desenvolvimento dos conhecimentos trazidos pela própria árvore. Vejamos a seguir um ponto utilizado, que demonstra a cidade e a história do mestre:


"Ô que cidade tâo linda… É aquela que eu estou avistando

É a cidade de Campos Verdes, Srs. Mestres… É a cidade de Tertuliano

E eu aviso aos Srs. Mestres… Que a minha cidade ela tem ciência

É de Panema, é de Panema… Tertuliano trabalhando na Jurema

E Ele me ordenou… Para um dia eu trabalhar

Eis Tertuliano, Srs. Mestres… Lá do Juremá

Olha lá Tertuliano… Os teus príncipes estão te chamando

Com os poderes de Jesus Cristo… Malefícios transportando

E o menino está chorando… Na torrinha de Belém

Cala a boca menino… Que o recado vem"



Também demonstrado e representado em pontos cantados a força e respeito a arvore da jurema:

CANTIGA DE JUREMA

"Oh me daí me licença mestre pra saldar a sua Jurema;

Que a Jurema e Pau Sagrado que é raiz que Deus Ordena. (bis);

Dizem que a Jurema é amarga, para mim não há licor (bis);

Que a Jurema com os seus frutos sempre nos alimentou (bis);

O Segredo da Jurema todo mundo quer saber. (bis);

E feito segredo de abelha trabalha sem ninguém saber;

Oh Jurema encantada;

Nasce dá frio chão, dai-me força;

E ciência como deste a Salomão"


Após essa introdução, devemos ter ciência de que Jurema é uma coisa e Umbanda é outra, tendo seus cultos marcados por diferenças enormes, mas se conectando em alguns pontos.


A nossa casa está relacionada tanto a pratica da Umbanda quanto de Jurema, essas feitas em sessões separadas. Por conseguinte, é assim feita a base do rito, representada pelos mestres, princesas, rainha e mestras, cada um com a sua importância e trabalho, para expandir o culto inicial do nordeste do Brasil e os conhecimentos mais afundo e complexos, trazidos tanto pelo culto em si, quanto pela misticidade da árvore da jurema. 




Vale ressaltar que a Jurema tem forte ligação com a cabala e os reinos de Israel, juntamente com Salomão, que tem uma importância gigante em ambos os cultos. Em breve teremos textos especificando cada cidade da Jurema e a relação entre as mesmas e com as 12 tribos de Israel, considerando outras árvores de grande importância pro culto. Enquanto isso, segue texto do nosso blog que trata especificamente sobre a árvore jurema em https://7flechasejurema.blogspot.com/2017/12/arvore-jurema.html?m=1 .


Livia de Obaluaê



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