Pau-Pereira
Hoje vamos falar sobre o Pau-Pereira (Platycyamus regnellii), planta de poder muito utilizada pelos indígenas, com diversas propriedades medicinais e curiosidades. Espécie nativa do Brasil, presente no Sudeste e centro-oeste do país.
A árvore atinge alturas entre 10 e 30 metros e possui copa vasta e tronco liso, suas folhas são grandes chegando a 30 cm. Suas flores em formato de cacho possuem são de cor roxa e branca. Sua madeira possui alta plasticidade e resistência a intempéries climáticas, sendo muito utilizada em construções e artesanato.
A propriedade curativa desta planta se encontra presente na casca, o alcalóide “Pereirina”, possuindo um importante valor histórico, sendo o primeiro alcaloide isolado no Brasil.
A Pereirina, possui grande poder no tratamento de febres intermitentes, usando sua casca em banho, Estudos recentes também mostram possível ação para auxílio em pacientes com Alzheimer.
Os indígenas utilizavam o “Pereiro” (um de seus nomes populares) na preparação de Rapé, medicina sagrada. No Rapé a casca da árvore é queimada juntamente com tabaco, e suas cinzas são piladas. A utilização do rapé de Pau-Pereira, fortalece a conexão com a natureza, realinhando os chakras, trazendo maior disposição e clareza mental
Larissa de Iansã
Nenhum comentário:
Postar um comentário