A Casa Santa
Hoje gostaria de compartilhar um ensinamento transmitido pelo preto velho Pai Guiné, muitos já ouviram a seguinte canção:
“Deus vos salve casa santa
Deus vos salve casa santa
Aonde Deus fez a morada
Aonde Deus fez a morada, ah, ah
Aonde está o cálice bento
Aonde está o cálice bento
E a hóstia consagrada
E a hóstia consagrada”
Pai Guiné certo dia me trouxe um ensinamento sobre estes versos, que para muitos é uma simples canção. Me perguntou o que era a “Casa Santa" que Deus fez a morada, respondi a ele que seria a igreja, o terreiro, ou templo religioso no qual profetizamos nossa fé e ele riu. Me explicou que a Casa Santa somos nós, nosso corpo, mente e espírito, pois somos a imagem e semelhança de nosso criador, ele fez sua morada em nós pois somos a imagem e semelhança de Deus.
Sobre o “Cálice bento", me explicou que é a força da criação, a força feminina que nos cria, onde é coloca do vinho “o sangue de cristo" que nos hidrata e a “hóstia consagrada" seria o corpo de cristo, assim como dito na santa ceia. São o pai, o filho e o espírito santo. A tríade de toda a vida, o pão, o vinho e a fé.
Pai Guiné conversou comigo, me perguntando como eu estava cuidando de minha Casa Santa, se minha morada, pois ali Deus havia feito um lar, e cuidar de mim seria cuidar do que é divino. Me perguntou também como eu cuidava da casa do outro, pois também era uma casa santa de Deus.
Hoje gostaria de estender a pergunta a você? Como você tem cuidado de sua Casa Santa, pois nela Deus fez morada. Muitas vezes buscamos resultados milagrosos e rápidos para situações, mas deixamos de lado nosso autocuidado físico, mental e espiritual. Mais importante do que fazer faxinas em nossa casa, é mantê-la organizada no dia a dia.
Pedro Maciel .’. de Xangô.
Nenhum comentário:
Postar um comentário