Pesquisar

quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Oferendas

 Oferendas

A Umbanda, assim como outras religiões, possui a característica de realizar oferendas. Essas oferendas podem ser feitas como forma de agradecimento, podem ser feitas levando um pedido, para trabalhos específicos... Podem ser feitas para algum Orixá, alguma linha ou para algum guia e trabalho pontual.

Mas o que oferendar? A Umbanda não realiza cortes, sacrifício de animais, por tanto, em oferendas feitas por umbandistas não teremos animais. Os elementos presentes nas oferendas irão variar de acordo com o Orixá, linha, e finalidade da oferenda. Alguns elementos são incompatíveis com certos Orixás, como o dendê para Oxalá e o mel para Oxossi, chamamos estes elementos de “Quizilas”. Sempre que alguma entidade nos recomendar a realização de alguma oferenda, devemos ficar atentos às instruções, uma oferenda nunca será igual a outra, pois os elementos variam também de acordo com o momento e necessidade de quem solicita auxílio.

O ato de oferendar se inicia já na obtenção dos elementos, a fé e concentração, a firmeza para conseguir obter todos os itens, a escolha de uma fruta entre tantas outras, ou flor específica em um jardim, são sagrados e ali tem início o trabalho. O local para realizar, para “despachar” ou “arriar” a oferenda irá variar, podendo ser um campo de força do Orixá ou linha específica com pedreiras, matas e cachoeiras, irá variar também de acordo com a finalidade do trabalho.

Antes de realizar o despacho é importante fazer uma oração ao Orixá Exu, pois ele é o mensageiro, sendo aquele que levará nossa mensagem até seu destino. Podemos colocar a oferenda sob alguidares ou folhas (as mais utilizadas são as de mamona ou bananeira, pois são plantas relacionadas à Exu). 

A umbanda é uma religião que cultua os ancestrais e a natureza, por tanto não devemos deixar para trás nada que possa poluir o local, como copos, velas ou plásticos. Lembre-se que todos os trabalhos devem ser realizados com orientação.


Pedro Maciel .’. de Xangô


Nenhum comentário:

Postar um comentário