Alfazema
A origem da referida erva alfazema está ligada há mais de 2.500 mil anos atrás, sendo também conhecida pelos seguintes nomes: Lavandula, rosmaninho, alfazema verdadeira, lavanda e nardo. Há o nome científico que se trata da Lavandula spp, o qual foi colocado pelos romanos, por se tratar de uma planta que caracteriza a limpeza, o ato de lavar.
Datada de 2.500 mil anos, é possível averiguar sua aparição em várias épocas, sendo muito utilizado pelos fenícios, egípcios e persas, em relação a utilização para harmonizar o ambiente onde os mortos ficavam além de perfumar o local. A primeira leva de cultura realizada através da erva alfazema foi através dos antigos egípcios, o qual utilizavam para a produção de perfumes e estruturação das múmias, o qual não deixava repelir o odor pelos mortos. A preservação das múmias se dava através da conservação da pele e intestino, conforme foi dado pelo túmulo do Tutankhamen (1341-1323 A.C), o qual servia para disfarçar o cheiro de putrefação.
A erva alfazema possui um cheiro aromático, sendo muito utilizado na produção de perfumes, essências e florais, possuindo uma forma de perfumar e acalmar aqueles que estão ao redor. Além de ter sido muito utilizada pelos pintores na renascença através do seu óleo essencial retirado da alfazema brava.
Em relação a saúde é utilizada para auxiliar a reduzir o estresse, ansiedade, aliviar as dores, melhorar o sono, tranquilizar, relaxar e elevar vibrações, há também a redução da pressão arterial e também a cicatrização de machucados. Por se tratar de uma erva que atua na tranquilização do corpo, devemos nos atentar para o auxílio significativo que é dado através do sistema digestivo, retirando incômodos na má digestão e com alimentos pesados. Existe uma relação com a cicatrização de queimaduras e feridas em geral, pelo seu meio de tranquilizar e acalmar.
Na umbanda, também é utilizado os meios do auxílio à saúde através da orientação da entidade para o consulente, além de ser potencializadora nas defumações, curando a parte espiritual. Ela é muito valorizada por sua ajuda realizada no meio espiritual, sendo muito utilizada para limpezas, proteger contra vibrações negativas e equilibrar o ambiente.
Os trabalhos realizados com a planta alfazema servem para limpar e acalmar, sendo que os banhos auxiliam no descarrego de energias de baixa vibração, podendo trazer conforto e calmaria para aqueles que realizam o banho, entretanto, devemos nos atentar a maneira correta de realizar o banho, procurando sempre as entidades em caso de dúvidas para que não fique dúvidas e que o trabalho seja realizado da melhor maneira possível.
A alfazema é muito utilizada em defumações, trazendo meios de acalmar e purificar o ambiente onde está sendo realizado o trabalho, considerando que possui aspectos potencializadores da limpeza e harmonização, sendo de suma importância a sua utilização quando o ambiente está carregado e necessita de tranquilidade. Está ligada aos Orixás Oxalá, Oxum e Iemanjá, trazendo a força e pureza de suas energias e trabalhos realizados, podendo ser evocados no momento em que houver a manipulação de energia para com a referida erva.
A erva alfazema é de suma importância para a cultura, saúde e também na umbanda, sempre trazendo meios físicos e espirituais para auxiliar com as demandas necessárias, estando sempre a disposição para ajudar no nosso desenvolvimento.
Lívia de Obaluaê
Nenhum comentário:
Postar um comentário