Pesquisar

segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Arquétipos da Umbanda - Caboclos

 Arquétipos da Umbanda - Caboclos

Para falar dos arquétipos da Umbanda, é importante destacar o quanto valorizamos e conectamos com os nossos ancestrais, por toda sabedoria, cultura, história e espiritualidade que tivemos o privilégio de herdar deles. Vamos abordar neste texto sobre o arquétipo dos Caboclos, que se apresentam como nossos ancestrais indígenas, levando para nossos rituais a força, coragem e resistência dos povos indígenas. 
Os Caboclos são espíritos evoluídos, sérios, guardiões da natureza, sábios e fortes. Nos auxiliam com seus conselhos firmes, que nos encorajam a enfrentar nossos desafios com determinação e seus passes poderosos atuando na cura espiritual e física.
No momento da incorporação, os Caboclos costumam emitir brados, que quebram bloqueios energéticos, auxiliando o trabalho de incorporação. Também podem assobiar para liberar cargas negativas, estalar os dedos para descarregar energias e proporcionar limpeza, estender os braços ao altar como se estivesse lançando uma flecha energética ativando forças firmadas no terreiro, e bater no peito para ativar o chakra cardíaco equilibrando as emoções do médium.
É muito comum nos trabalhos de incorporação, os caboclos usam ervas, elementos da natureza, saiotes, cocar, arco e flecha, cachimbos, maracás entre outros instrumentos indígenas.
Os Caboclos são regidos pelo Orixá Oxóssi, mas assim como outras linhas da Umbanda, também vão receber irradiação de outros Orixás que compõem as sete linhas. Em seus nomes encontramos sua linha de atuação, nomes de tribos indígenas, elementos e pontos de força que nos indicam qual é o Orixá que irradia sua falange.
Em nossa casa, temos o orgulho de ter como guia chefe o Caboclo Sete Flechas, uma entidade de Oxóssi, como os demais caboclos, mas também trabalha na vibração de todos os Orixás que compõem as sete linhas da Umbanda, podendo atuar em qualquer âmbito e com todas as energias auxiliando não só os filhos desta casa, mas também todos aqueles que buscam por seu auxílio.

Bruna de Obá







Nenhum comentário:

Postar um comentário