Princípio do Mentalismo
O princípio do mentalismo está entre as 7 leis herméticas, quais sejam, do mentalismo, da correspondência, da vibração, da polaridade, do ritmo, da causa e efeito e o do gênero. Os da lei hermética devem ser seguidos em ordem, uma vez que um leva ao outro, de forma a explicar a função de cada princípio.
Vejamos primeiramente o que diz o do mentalismo em sua totalidade, para que possamos compreendê-lo em sua plenitude.
“O TODO É MENTE; O UNIVERSO É MENTAL”
Para entender tal é necessário que tenhamos o pensamento voltado ao TODO como a tudo aquilo que o universo está envolto, envolvendo questões do físico e espiritual, uma vez que estamos tratando de tudo aquilo que existe e que não existe.
Existe uma realidade onde nossos sentidos podem detectar, uma vez que estão ligados ao material, entretanto, há também as formas ocultas e que estão inseridas em campos em que não podemos identificar de forma natural. Dessa forma, o TODO engloba todas essas formas de percepção.
A partir do momento em que o princípio prega que o todo é MENTE, está fazendo uma relação de que o mesmo é fruto de uma criação pensante/mental, caracterizando-a como “MENTE VIVENTE INFINITA E UNIVERSAL”, sendo que nossa existência apenas acontece porque estamos em um universo que é mental, dessa forma a natureza é mental, sendo a mente uma parte vivente do universo desde a origem.
A forma de se enxergar o universo está envolvida no modo em que é pensando sobre todas as coisas, o mais importante é imaginar como deve ser pensando as ações do nosso dia a dia para que facilite a forma de vivência, uma vez que a forma de pensar durante o decorrer do dia influencia significativamente o andar de nossas vidas, considerando que no momento em que pensar será enviado ao universo suas escolhas e seu modo de vida, o qual influenciará no seu presente e futuro.
Diante disso, a necessidade de sempre estarmos atentos para os nossos pensamentos para que possamos sempre atrair algo que queremos ou desejamos seguir durante a vida, seja ela no material ou espiritual, considerando que estamos falando do TODO.
Está ligado a um Deus criador, aquele que conseguiu criar todo o universo em 07 dias, apenas com o poder do mental, utilizando-se de meios para que conseguisse realizar aquilo que desejava e planejava para si mesmo. O livro Caibalion relata em sua obra a seguinte passagem: “todo o mundo fenomenal ou do universo é simplesmente uma Criação Mental do Todo”, dessa forma é claro perceber que o que está querendo ser repassado é a força que o pensamento/mental tem.
Os budistas acreditam e utilizam o princípio do mentalismo de forma séria, uma vez que segue à risca a forma de pensar e utilizar do seu mental perante as situações do dia a dia, buscando encontrar dentro do mental formas para se reconhecer e estar em paz perante sua própria existência. Portanto, o mentalismo representa a essência de uma criação divina, a qual se propôs a realizar todo um universo somente com a força do mental, realizando formas de se expressar e idealizar meios para concretizar pensamentos.
Lívia de Obaluaê
Nenhum comentário:
Postar um comentário