Pesquisar

terça-feira, 7 de outubro de 2025

Obá

 Obá

A mulher guerreira, a mais forte dentre todos os orixás. Obá é uma guerreira formidável trazendo sua força e sabedoria para os campos de batalha. A lenda iorubá diz que Ogum e Obá se enfrentaram no campo de batalha, mas ela perdeu a luta. Obá estava vencendo o grande senhor da guerra até que ele pegou um punhado de terra do chão e lançou nos olhos de Obá, com a visão prejudicada acabou perdendo a luta. Obá torna-se a senhora absorvedora do conhecimento.
Oxóssi, irradia e expande o conhecimento, a sede de sempre querer saber mais, buscar mais, estudar mais. Conhecer mais sobre as presas, as ervas e as armas. Porém em sua busca acaba se distraindo e se perdendo em meio a tantas informações. Oba seleciona o conhecimento adquirido para que possa aplicá-lo no momento certo, sendo o foco e concentração.
Se fosse estudar para um concurso é interessante pedir para que Oxóssi lhe guie, desta forma ele irá ajudar a adquirir o máximo de conhecimento que puder mas, no momento de realizar é interessante para que Obá selecione e aplique aquele conhecimento necessário, buscando em sua mente o necessário, cristalizando a informação que não será tão necessária naquela ocasião.

Obá foi uma das três esposas de Xangô, e sempre tentava agradar o Alafin. Certo dia Oxum fez uma sopa e o Rei de Oyó ficou muito satisfeito. Obá pediu a receita para Oxum, que pregou uma peça na guerreira. Oxum estava com a orelha coberta e disse que o ingrediente secreto que fez com que Xangô se apaixonasse pelo prato, foi a própria orelha de Oxum. Obá então não perdeu tempo e foi preparar sua versão do prato, cortando sua orelha para a sopa de Xangô, que não teve a mesma reação ao prato de Oxum. 

As lendas citadas acima dizem muito sobre os filhos desta guerreira e como ela age nos encarnados. Seus filhos estão sempre prontos para agradar e buscar aprovação daqueles que amam, colocando-se em situações constrangedoras e prejudicando a si mesmo neste processo. Mas também mostra a força da guerreira que consegue tudo aqui que quer, que consegue aplicar o conhecimento no momento necessário e que se sobressai em qualquer ambiente, se adaptando e atuando de maneira focada.

Pedro Maciel .’. de Xangô


Nenhum comentário:

Postar um comentário