Pesquisar

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Orixá Exú Mirim

Orixá Exú Mirim


Complexo, difícil de compreender e uma força muito grande. Assim como o Orixá Exu, o Orixá Exu Mirim diferencia-se da entidade, pois orixás são forças de estado da criação, já entidade ou espírito são seres da criação e essas forças de estado da criação que chamamos de Orixá formam um conjunto completo que sem um o outro não poderia atuar. Podemos tomar como exemplo uma escada que se retirar um degrau compromete ou impossibilita a subida/descida. Sobre a entidade Exú Mirim falaremos posteriormente no texto sobre as entidades.  

Orixá Exú Mirim rege a linha de trabalho das entidades Exús Mirins, dentro das quais encontramos assim como Exú diversas falanges(grupos de trabalho). Orixá Exú Mirim assim como Orixá Exu atua no cumprimento da lei cármica, sendo grande atuante, independente se consideramos bom ou ruim, bem ou mal, essa força divina faz cumprir aquilo que cada um cultivou, faz você "colher o que plantou". 

O Orixá Exu dizemos que "sem Exú não se faz nada" e já com o Exú Mirim diz "sem Exú Mirim nem o nada é possível", devido a sua maneira de expressão em atuar na criação para criar, ou seja na formação dos pensamentos que formam as intenções que criam os desejos, partindo do princípio nada para a criação de algo. Essa forma de atuar deste Orixá nos mostra o tanto citado Livre Arbítrio, pois a força divina irá reger a partir de nossos atos.

Muito importante entender que nós somos os responsáveis pelo que a vida nos proporciona, através das forças divinas que movimentam o universo de acordo com nossas intenções, sendo assim o Orixá Exu Mirim é essa força divina. Esse Orixá também é responsável por estimular nosso desenvolvimento intelectual e amadurecimento trazendo dificuldades que irão auxiliar nosso crescimento moral e espiritual, sendo uma das maneiras que mais aprendemos durante a encarnação.

A saudação é a mesma do Orixá Exú, é Laroyé Exú Mirim, é Mojubá, é Odara! Sua data comemorativa é 06 de janeiro, dia dos Reis. Suas cores preto e vermelho.

Laroyé Exú Mirim, é Mojubá, é Odara!
Igor ∴ de Oxum

Nenhum comentário:

Postar um comentário